Não é nada fácil a prática de uma ideia inovadora. Esse é o mais novo desafio da ONG Giral a partir da parceria firmada com a Escola Municipal Mário Júlio do Rego, referência em Ensino Integral da cidade de Ipojuca (na Região Metropolitana do Recife). O encontro que selou essa cooperação mútua aconteceu terça-feira (29), num grande seminário de educação e protagonismo, realizado na Quadra Esportiva da escola, em Nossa Senhora do Ó. Como convidado especial, estava na primeira fila a comunidade escolar.
O Projeto de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores chegará à escola Mário Júlio no formato de uma espécie de “competição” em busca de soluções criativas aos problemas antigos e atuais da escola. Para a coordenadora do projeto, Isabela Carvalho, o principal objetivo desse desafio é trabalhar o empreendedorismo social dentro da escola: “Foram indicadas quatro turmas do Ensino Fundamental. Os estudantes passarão por formações nas áreas de liderança, protagonismo e educação ambiental. Eles vão problematizar as dificuldades e buscarem soluções criativas e práticas”, destacou em sua fala aos participantes do encontro, entre eles, o diretor da Mário Júlio, José Antônio (mais conhecido como Toninho Silva); o presidente da Giral, Leonildo Moura; a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Ipojuca, Ieda Mariano e a representante da empresa LocalFrio, Cláudia Rocha.
O diretor Toninho Silva se confessou “completamente feliz” com a realização do encontro com a Giral: “Já sentimos que a nossa comunidade escolar está impactada com o início das nossas ações conjuntas”, observou, mostrando aos convidados a primeira horta feita numa ampla área localizada dentro da escola, com o plantio feito na manhã de terça-feira, com várias mudas de hortaliças, verduras e ervas medicinais sem nenhuma utilização de agrotóxico.
“Saio daqui encantada com o trabalho da Giral e já imagino quantos outros diretores vão nos procurar, para saber qual o caminho para realizar projetos semelhantes em cada escola de Ipojuca”, disse Ieda Mariano, constatando a motivação em cada professor da Mário Júlio do Rego e que estavam presentes ao encontro. O presidente da Giral, Leonildo Moura, demonstrou gratidão por todos acreditarem no trabalho da instituição: “O que de fato a gente quer e busca, é essa relação de troca. Não somos detentores do conhecimento, o que sabemos é que todos vocês como estudantes estão contribuindo muito para o sucesso dos nossos projetos”, destacou em sua fala.
As representantes das quatro turmas escolhidas do projeto de empreendedorismo social foram levadas à quadra esportiva para participarem daquele momento singular, falando do que aprenderam em sala de aula no primeiro momento de integração da Giral. Duas delas, Nicole Cristina da Silva, 12 anos, e Jennifer Letícia Pereira Barbosa, 13 anos (da 7ª Série do Ensino Fundamental) estavam eufóricas em demonstrarem à plateia que pelo menos duas palavras já estão incorporadas aos seus vocabulários: protagonismo e empreendimento. E nesse caso, ambas vão estar no dia a dia e farão toda a diferença no futuro profissional das duas estudantes.