Quem somos

O Giral é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que articula pessoas e parcerias para atender crianças, adolescentes, jovens e suas famílias com iniciativas e formações que contribuem para o desenvolvimento humano, educacional, cultural e local, em municípios do interior pernambucano.

Quem somos

Reproduzir vídeo

Nossa história

Reproduzir vídeo

Desde 2007, atua na formação de crianças, adolescentes e jovens e acredita na educação integral como caminho sem volta para um futuro mais justo. Para isso, articula parcerias e realiza ações sociais na região da bacia do Rio Goitá, no interior de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

A instituição surgiu da iniciativa de universitários com atuação prévia com crianças e jovens que, com a missão de despertar e potencializar capacidades de saberes das juventudes (primeira missão do Giral) abraçaram a democratização da comunicação como viés para garantia de direitos. 

Primeiramente incubado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), o Giral se institucionalizou e fincou sua sede onde é mais necessário e acessível à população (Bacia do Rio Goitá).

No Sentido original, Giral é uma palavra que designa o sustentáculo que serve de suporte para realização de tarefas familiares em residências populares. Nesse trocadilho, a Organização Giral serve como base para formação e desenvolvimento de ações comunitárias que contribuem para o desenvolvimento humano, social e sustentável.

Nas atividades promovidas pelo Giral estão presentes a crença nas pessoas e na educação popular e integral, a prática da cultura de paz e a integração de parcerias, essenciais para o desenvolvimento de projetos, a inclusão das diversidades e equidade de gênero e a valorização do meio ambiente, das culturas, das comunicações, das artes e dos esportes.

A MISSÃO da organização é formar crianças, adolescentes e jovens, com educação integral, para o desenvolvimento humano e local.

Com este norte, o Giral tem como visão “ver crianças, adolescentes e jovens formados realizando sonhos e transformando suas realidades”.

Títulos e Premiações

Atuando desde 2007, o Giral tem adquirido legitimidade dentro e fora do território de atuação e como reconhecimento, conquista prêmios e títulos importantes, que o credenciam para formar pessoas para a melhoria da qualidade de vida nos locais onde moram. Entre eles estão:

Lei municipal 1.203/2017 de 11 de julho de 2017.

Lei estadual 1.921/2018 de 31 de janeiro de 2019.

Processo MJ n.08071.024452/2011-16, nos termos da lei 9.790 de 23 de março de 1999. Despacho dia 09 de janeiro de 2012, publicado no diário oficial de 12 de janeiro de 2012.

Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco. Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Glória do Goitá. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa do Itaenga. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pombos. Conselho Municipal de Assistência Social de Glória do Goitá. Conselho Municipal de Assistência Social de Pombos. Conselho Municipal de Saúde de Glória do Goitá. Conselho Municipal de Juventudes de Pombos. Conselho Municipal de Juventudes de Glória do Goitá.

Edital Sementes: Premiação do Edital Sementes 2019, dentro do prêmio Itaú-Unicef, com a iniciativa Pesquisação Juvenil Periférica.


10º Prêmio Márcia Dangremon – 2020 – categoria profissional de comunicação – Presidente da Giral – Leonildo de Moura Souza. Realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), o prêmio reconhece, pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelo compromisso e contribuição na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado.

– Mostra de teatro e dança da Vitória de Santo Antão (MOSTEV) – 2017 – Ator revelação infantil – Derik silva

– Mostra de teatro e dança da Vitória de Santo Antão (MOSTEV) – 2019 – Melhor figurino infantil

– Festival de Teatro de Limoeiro (Festel) – 2019 – Melhor espetáculo infantil. Melhor cenário infantil. Melhor sonoplastia infantil. Melhor ator infantil – Derik silva. Melhor iluminação. Melhor direção infantil.

– Certificado Gestão e Confiança pelo Instituto Doar, em 06/02/2020.

–  Certificado Selo Cultura Viva, no âmbito do Mapa Cultural de Pernambuco, em 23/11/2020, conforme determina o Art. 8º da Instrução Normativa nº 8º, de 11 maio de 2016.

Transparência

Todas as ações do Giral são realizadas com transparência e com a valorização de um modelo de gestão democrática.

Disponibilizamos aqui, alguns documentos para conferência:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: