Conselhos

Para a incidência política e controle social, o Giral têm experiências de participação em diversos conselhos municipais e estadual, em Pernambuco, discutindo a mobilização e a realização de ações coletivas para assegurar a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Nestes espaços políticos, há destaque para a participação em conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente no território onde atua. Sendo assim, participa destes conselhos nos municípios de Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga e Pombos.

Conselhos

Além deles, há experiência de participação no Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco; Conselho Estadual de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação; Conselho Municipal de Assistência Social de Glória do Goitá; Conselho Municipal de Assistência Social de Pombos; Conselho Municipal de Saúde de Glória do Goitá; Conselho Municipal de Juventudes de Pombos; Conselho Municipal de Juventudes de Glória do Goitá.

Redes

A atuação em rede é importante para compartilhar práticas, experiências, conhecimentos e oportunidades. Conectar-se com outras organizações, coletivos, (formais e informais), movimentos e lideranças sociais como espaço para fortalecimento conjunto. Dessa forma, o Giral participa com protagonismo de articulações em rede, aprimorando ações, que unem pares, com objetivos comuns para ampliação de potenciais.

São experiências da participação em rede: Rede Pernambucana de Inclusão Digital; Rede de Comunicadores da Bacia do Goitá; Rede de Jovens da Bacia do Goitá; Associação das Rádios Comunitárias da Bacia do Rio Goitá; Forúm Pernambucano de Comunicação (Fopecom); Rede de Jovens do Nordeste (RJNE).

Nestas articulações o Giral se posiciona, escuta e dialoga com diferentes vozes, para construções alinhadas com visões compartilhadas e estratégias coletivas.

Estudos

Projetos

– Projeto Meninas e Meninos da Alegria – envolveu 210 crianças e adolescentes em vivências culturais, esportivas e artísticas, por meio de práticas, intercâmbios e oficinas de futebol de campo, balé cultural e pintura, com incentivo à leitura e a produção textual.

– Edital Sementes: Premiação do Edital Sementes 2019, dentro do prêmio Itaú-Unicef, com a iniciativa Pesquisação Juvenil Periférica.


– Projeto Comunicação e Inclusão às Novas Mídias – capacitou 25 jovens em comunicação para às novas mídias, inserindo 85% no mercado de trabalho.

– Projeto Meninas e Meninos da Alegria – integrou parcerias municipais qualificando e realizando ações formativas de garantia de direitos para crianças e adolescentes.

– Projeto Meninas e Meninos da Alegria – incluiu 120 crianças e adolescentes em vivências culturais, esportivas e artísticas, por meio de práticas, intercâmbios e oficinas de futebol de campo, balé cultural e pintura, com incentivo à leitura e a produção textual.

– Projeto Educar para Proteger – integrou parcerias municipais e capacitou 100 estudantes e 30 professores de escolas públicas rurais de Glória do Goitá, para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
– Projeto Gente do Campo – formou crianças e adolescentes como Agentes de Desenvolvimento da Cultura, Educação e Esportes nos municipais de Glória do Goitá e Chã de Alegria.
– Projeto Meninas e Meninos da Alegria – formou 900 crianças, estudantes das escolas do campo, vivenciando momentos de construção de novos conhecimentos e saberes, dentro de escolas rurais de Glória do Goitá e Chã de Alegria, utilizando as tecnologias de informação como suporte para produção de textos e artes com melhoria do rendimento escolar. – Sala Futura – construção de estrutura física e disponibilização de midiateca que oferece à comunidade e professores espaço formativo com acesso gratuito a conteúdos educativos, socioambientais, de lazer e cidadania.
– Projeto Ponto de Cultura – Seu Zé – formou jovens em técnicas de produção audiovisual e rádios comunitárias para realizar cinemas com debates e ações de comunicação comunitária com valorização da cultura popular. A organização foi reconhecida como Ponto de Cultura pela Fundarpe em 2011.
– Projeto Agentes de Desenvolvimento da Comunicação – formou jovens comunicadores para atuação em rádios e produção audiovisual para o desenvolvimento social e geração de renda nos municípios: Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Feira Nova, Pombos e Chã de Alegria. Projeto iniciou em 2009 e durou até 2015.

– Projeto Cultura Daqui – Formou adolescentes e jovens em produção audiovisual para divulgação dos potenciais culturais da região da Bacia do Rio Goitá.

– Projeto Jovens nas Ondas do Rádio – formou jovens radialistas para produção e distribuição de quatro programas de rádio com foco em gênero e equidade racial em Glória do Goitá
– Projeto Escola de Vídeo – formou jovens em produção audiovisual para a produção de curtas metragens em escolas públicas de Glória do Goitá e Feira Nova e realização do I Festival de Vídeos da região.
– Projeto Juventudes e Direitos – formou adolescentes e jovens lideranças para atuação com foco na democratização da comunicação como direito humano e apresentação de programas de rádio, discutindo os direitos das crianças.
– Programa Telecentros.BR – integrou parcerias para o gerenciamento de onze telecentros na Zona Urbana e Rural de Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Pombos e Gravatá, disponibilizando espaços gratuitos para acesso à internet e inclusão digital de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

– Formação de núcleos de Comunicação na Bacia do Goitá, com produção e apresentação de cinco programas nas quatro rádios comunitárias da Bacia do Rio Goitá.
– Projeto formação de jovens em produção audiovisual.

– Fundação do Giral, a partir da realização do seminário de comunicação, democracia e direitos humanos da bacia do Goitá.

SEJA VOLUNTÁRI@

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: