Área de atuação

A atuação do Giral é concentrada em cinco municípios do interior de Pernambuco: Glória do Goitá, Pombos, Feira Nova, Chã de Alegria e Lagoa do Itaenga. Mas, realiza ações formativas em escolas públicas de municípios da região metropolitana do Recife, como Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Os municípios que são foco de atuação têm a economia marcada pela agricultura e são cortados pelo Rio Goitá. Por isso, a região é conhecida como Bacia do Rio Goitá.  A sede da organização é localizada em Glória do Goitá, município da Zona da Mata Norte, que está no esteio do ciclo econômico do estado, possui um polo industrial relevante e tem forte atuação na agricultura, com uma variada produção agrícola de hortas familiares. Muitas lavouras são de subsistência, e outras alimentam o Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa) da capital, Recife.

Glória também tem uma cultura pungente, na tradição do maracatu, do mamulengo e do cavalo-marinho. O município tem o título de capital estadual do mamulengo e abriga o museu do mamulengo, em um prédio histórico de 1915, no Centro da cidade. Nele, há apresentações e exposições de grandes mestres mamulengueiros, como Zé Lopes e Zé de Vina, patrimônios imateriais da humanidade.

O espaço é de responsabilidade da Associação de mamulengueiros que é gerida por mestres e artesãos da nova geração.

No município há diversos grupos de maracatus rurais e o Museu do cavalo-marinho, do mestre Zé de Bibi.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: