“Vamos inventar o amanhã ao invés de nos preocupar o que aconteceu ontem”. A frase é de Steve Jobs – o mesmo homem que dedicou a vida à inovação da tecnologia e cuja influência tem feito a cabeça de várias gerações no mundo. Uma dessas é formada por uma equipe especializada em criar oportunidades a partir da Educação e Tecnologia: Promovendo Cidadania realizado da Giral.
O Seminário de Culminância do Projeto aconteceu no dia 18, no Núcleo de Apoti. “Ao longo da execução do projeto alcançamos mulheres e empreendedores, algumas com idade acima de 29 anos e uma comovente dedicação à aprendizagem de temas complexos, mas ao mesmo tempo, de fácil assimilação porque temos como base o método pedagógico de Paulo Freire, levando-os a aplicarem o conhecimento à sua realidade”, destaca a coordenadora do Educação e Tecnologia, Josiane Araújo.
“Fiz o curso de Informática básica e estou fazendo Canva. Essa experiência é simplesmente maravilhosa”, revela a adolescente de 16 anos, Maria Eduarda da Silva Rito. Outro adolescente motivado a continuar investindo na área tecnológica é César Augusto, também com 16 anos, aluno do Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. “Eu não conhecia absolutamente nada de computador. Hoje, espero usar tudo que aprendi na minha vida profissional”.
Maria Eduarda e César Augusto estão entre aproximadamente 1.600 crianças, adolescentes e jovens na faixa-etária de 7 a 29 anos que passaram pelo Centro Tecnológico da Giral entre março a dezembro desse ano, além do recém criado Núcleo de Informática de Apoti (distrito a 15 km de Glória do Goitá), onde 140 beneficiários concluíram a Oficina de Letramento Digital e Digitação.
O Educação e Tecnologia: Promovendo Cidadania é realizado com o patrocínio da NTT Data – uma das maiores consultorias de TI e Negócios do mundo – e da Fábrica Carioca de Catalisadores.