.

Projeto Educação Sustentável melhora a alimentação de escolas públicas

A melhoria da qualidade alimentar na infância é um dos focos da Giral. Com base em pesquisas científicas e pedagógicas, a instituição defende a importância dos hábitos saudáveis chegarem à mesa das famílias e na cantina das escolas, para o crescimento das crianças, dos adolescentes e jovens. Para isso, a organização criou e desenvolveu o Projeto Educação Sustentável: Criança e Cidadania.

Em 2023, a iniciativa contou com o apoio da Deloitte, Lwart, Bayer e beneficiou diretamente, 1.423 estudantes de 12 escolas públicas. A ação faz parte da proposta metodológica de integração multidisciplinar da Giral.

A coordenadora do projeto Nayara Tamires, observa que desde fevereiro desse ano – quando começou o projeto – é visível a mudança de vida e rotinas das crianças, adolescentes e jovens envolvidos nas hortas escolares. “Eles têm revelado talentos, melhorado a participação e o rendimento escolar. Suas famílias também se envolvem nas ações, com interação e troca de experiências”, enfatiza Nayara. Com a participação da comunidade escolar, os estudantes aprendem a plantar alfaces, tomates, cebolinhas, beterrabas, acelgas, coentros, quiabos, vargens, milho, jerimum, além de ervas medicinais para produção de chás e lambedores fitoterápicos.

As hortas foram iniciadas na Escola 19 de Abril e Escola Major Lélio, ambas em Aldeia, na zona rural do município de Camaragibe; nas Escolas Municipais Helena Pugó, Bairro do Bongi e Mundo Esperança, no Sítio dos Pintos, no Recife; Escola Municipal Professora Maria das Dores D´Assunção Queiroz, em Pombos; Escolas Municipais Josefa Raimunda Alves Figueiredo, Rosa Beltrão, Presidente Castelo Branco e Lídia Borella Dornellas Câmara, todas em Glória do Goitá; Escola Municipal Francisco Coelho, no Sítio Agostinho, zona rural de Feira Nova e nas Escolas São Bartolomeu e Mário Júlio, na cidade de Ipojuca. Além dessas, houve implantação de hortas na sede da Giral e na Escolinha de futebol de Apoti, em Glória do Goitá.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: