Iniciativa premia produções textuais de estudantes de escolas públicas, professores e OSCs de todo o país
Até o dia 30 de setembro de 2022, estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Literário Professora Graça Beltrão. Promovida pela Giral – Desenvolvimento Humano e Local, a iniciativa visa premiar as melhores produções textuais de estudantes e professores de instituições de ensino públicas e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). As inscrições devem ser feitas através do endereço https://bit.ly/premio-graca-beltrao2022. A lista de vencedores será divulgada dia 14 de outubro, no site da Giral.
O tema deste ano é “Educação: novos jeitos, tempos e lugares” e deve nortear as produções inscritas na premiação. A premiação dos vencedores será no dia 18 de outubro na sede da Giral, em Glória do Goitá, Pernambuco. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiação e certificado.
“Promover o Graça Beltrão é promover o desenvolvimento de ideias e a troca de experiências sobre educação, que é nosso tema central e nosso maior objetivo”, comenta o presidente da Giral, Leonildo Moura.
Podem participar do Graça Beltrão estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, além de professores e educadores que atuem em escolas e organizações sociais. Também podem se inscrever OSCs que tenham pelo menos um ano de existência em qualquer estado do território nacional.
Produção
Para participar, é necessário inscrever um texto de autoria própria, de, no mínimo, 20 linhas, do gênero relato de experiência. O texto deve contar uma experiência relativa ao tema proposto pela premiação.
As produções serão avaliadas de forma independente por uma comissão técnica formada por profissionais da área da educação.
Isso é uma Gracinha
Nesta edição, o Prêmio Graça Beltrão terá uma nova categoria voltada a crianças e adolescentes, “Isso é uma Gracinha”. A categoria é dividida nas modalidades leitura e produção textual, seguindo a mesma proposta temática do concurso.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede da Giral por educadores responsáveis pela formação, também até 16 de setembro.
Professora Graça Beltrão
Professora aposentada da rede estadual e municipal de Olinda, Graça Beltrão sempre foi uma entusiasta do trabalho e de toda a equipe do Giral. Ela faleceu em maio de 2020, com suspeitas de Covid-19. Homenageada do Prêmio Literário, ela também dá nome à biblioteca da instituição, inaugurada no ano de sua morte.