Depois de dois anos de ações, articulações, pesquisas e mapeamentos, cria-se em Glória do Goitá, neste dia (17), a Rede de Proteção à Infância. O movimento mobilizado pela Giral é orientado pela Professora Doutora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Valéria Nepomuceno, uma das referências no estado na luta pelo enfrentamento ao abuso e a exploração sexual infantil e coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Criança e do Adolescente (GECRIA/UFPE). Organizações da Sociedade Civil (OSC) do município e órgãos públicos do Sistema de Garantia de Direitos participaram do momento e são atores importantes na formulação da rede. Para a assistente social da Giral, Elizangela Luz, a criação da rede é um marco histórico no município. “A ação mostra o comprometimento dos órgãos e instituições no cuidado com as crianças e adolescentes. A sensação é de estarmos no caminho certo para potencializarmos as ações com estratégias articuladas e efetivas”, pontua Luz. Para o presidente da Giral, Leonildo Moura, a rede é a concretização de mais um passo importante para a garantia plena dos direitos da criança e do adolescente em Glória do Goitá. “É unindo esforços com todos os atores do sistema de garantia, que iremos de fato conseguir assegurar todos os direitos. Para nós que fazemos a Giral, é motivo de satisfação em ter puxado e articulado as organizações da sociedade civil e o governo, para juntos constituir a rede”, socializa Moura.
Durante o evento a Giral apresentou o diagnóstico da situação dos órgãos e organizações, públicos e privados, de promoção aos direitos das crianças e adolescentes. O próximo encontro da rede será realizado no final de janeiro de 2021. O Canal Futura é um dos grandes parceiros dessa organização.
A Orquestra da ONG Giral celebra 25 anos da Escola Legislativa de Pernambuco
Um evento especial no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), trouxe da cidade de Glória