Ela é uma liderança social. Mulher. Negra. Educadora. Defensora dos direitos da criança. Ela é Janaina Maria Felix, 27 anos. Sua história de luta começou cedo, e como ela mesma diz, contrariando todas as estatísticas. Filha de agricultores, pobres, não alfabetizados, ela se tornou professora. Hoje, além de ensinar crianças de sua comunidade (conhecida como a mais violenta do município), ela incentiva ao irmão, para que, assim como ela, lute por uma vida melhor.
Janaina começou a ingressou na Organização em 2006, quando participou de uma seleção para o curso de produção audiovisual. Entre a invisibilidade e a luta para superar desafios, ela escolheu a segunda opção, e começou a traçar metas para sair da vulnerabilidade social. “Ou eu aproveitava a oportunidade para tentar construir uma vida diferente. Ou, viveria nas mesmas condições das meninas e meninos da minha comunidade”, revelou.
Ela mora até hoje na mesma comunidade de quando começou a participar do Giral. Uma comunidade marginalizada, reconhecida pela violência. Mas, é neste local onde ela é professora e educa crianças, tendo como exemplo a sua própria história. Além de educadora ela é uma liderança social, reconhecida pelo trabalho na defesa dos direitos da criança.
Depois da primeira formação no Giral, por seu destaque e liderança nas ações sociais, Janaina foi convidada pela Organização para compor o quadro de educadores e multiplicar seus conhecimentos e aprendizados para outros adolescentes. E a partir daí sua vida pública foi sendo ampliada e ocupando espaços estratégicos na discussão das políticas públicas. Além do trabalho na formação das crianças do giral, ela participava de conselhos municipais e fortalecia a luta por direitos para crianças e adolescentes na região.
Atualmente ela é professora e voluntária no Giral. Ela é a primeira pessoa da família a entrar na Universidade para fazer um curso superior. Ela quebrou estereótipos e diz – “minha vida foi transformada pela semente que o Giral plantou. Hoje sou uma liderança social”, comentou Janaína, que serve de exemplo para seus jovens amigos dos movimentos sociais e religiosos na região.