Feira Nova recebeu o primeiro workshop da Escola de Moda da Giral, marcando o início do curso de corte e costura no município. A iniciativa, realizada em parceria com a gestão municipal, reuniu cerca de 70 mulheres, todas entusiasmadas com a oportunidade de aprender uma nova habilidade e ampliar suas possibilidades de geração de renda e empreendedorismo.
Jonne Cleibson, costureiro e educador da Escola de Moda, celebrou o sucesso do evento. Ele destacou a interação das participantes e a importância de introduzir o curso na cidade: “A expectativa foi incrível e as etapas do workshop foram muito bem aceitas. Muitas alunas, que nunca tinham tido contato com uma máquina de costura, já estão ansiosas para desenvolver suas habilidades. Isso traz uma perspectiva de geração de emprego e renda, além de contribuir para o desenvolvimento humano e local.”
Durante o workshop, as participantes aprenderam os fundamentos básicos da modelagem e do uso de maquinários digitais, uma tecnologia que amplia as possibilidades de trabalho e produção. Para algumas delas, como Amanda Raquel, o aprendizado é mais do que técnico: é uma chance de transformar a própria realidade. “Comecei com o intuito de costurar para mim mesma e para meu filho, mas agora vejo que também posso empreender ou trabalhar em fábricas. É uma abertura de visão, que nos dá novas esperanças. Em poucos dias, já aprendemos bastante, e estou ansiosa para as aulas práticas.”
O workshop aconteceu no novo espaço da Giral em Feira Nova, cedido pela gestão municipal, e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito em exercício, o prefeito eleito e vereadores, que puderam conhecer de perto o impacto do projeto.
Josivania Maria, uma das participantes que veio da zona rural para assistir as aulas, ressaltou como o projeto impacta positivamente mesmo quem tem pouco tempo disponível devido às responsabilidades do dia a dia. “A Giral transforma vidas e realiza sonhos. Mesmo com a correria de ser dona de casa, mulher do campo e mãe de família, não deixei passar essa oportunidade. Estou muito grata por fazer parte dessa família.”
Segundo Jonne, a experiência já deixou marcas significativas: “O sentimento de conclusão dessa primeira etapa é de expectativa para o que está por vir. O que já foi aplicado é apenas o início de um futuro ainda mais promissor.” Assim como a escola de moda, o workshop teve como objetivo introduzir as participantes no universo da costura, abrindo novas perspectivas de futuro.
Com iniciativas como essa, a Escola de Moda da Giral reafirma seu compromisso de capacitar pessoas e fortalecer comunidades, promovendo inclusão social e transformação através da educação e do empreendedorismo. Realizada pela Giral, essa ação conta com a parceria do Ministério das Mulheres.