No dia 28 de agosto, celebramos aqui no Brasil o Dia Nacional do Voluntariado, uma data que destaca a importância dessa prática. Aqui na Giral, o voluntariado não é apenas uma atividade complementar, mas ação fundamental em nossas ações com foco na transformação de realidades. Sendo não só uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal para quem desempenha o trabalho, mas e principalmente, uma forma de impactar a vida dos sujeitos e comunidades onde atuamos.
Leonildo Moura, presidente da Giral, enfatiza que o voluntariado é fundamental para o fortalecimento dos projetos da organização. “O trabalho voluntário é muito importante para as organizações sociais. Aqui na Giral, temos uma rede potente de voluntários que contribuem diretamente para concretizar nossa missão de oportunizar educação de qualidade, trazendo novas e melhores condições de vida para todos,” diz o presidente. Ele destaca que os voluntários qualificam ainda mais o trabalho da organização e, para além “das mãos extras” para ajudar nos trabalhos, cada um dos nossos voluntários traz consigo amor em cada uma de suas ações, excelência, senso de pertencimento e a solidariedade.
Manuella Gomes, atualmente educadora no Projeto Educação Integral, começou sua trajetória na organização como voluntária. Para ela, essa experiência foi transformadora tanto no âmbito pessoal quanto profissional. “Fui incentivada por amigas e uma mentora a conhecer a Giral, e desde o início, me senti muito bem recebida. Ver as mudanças nas vidas das crianças e adolescentes nas oficinas foi o que me motivou a querer estar mais envolvida,” compartilha a educadora.
A experiência de voluntariado a fez enxergar a educação de uma forma mais humana, o que a inspirou a se tornar parte da equipe. “Cada ação na Giral renova minha esperança na educação, nas pessoas e na comunidade também.” reflete. Manuella acredita que sua jornada na organização a ajudou a redescobrir o valor da educação e a renovar seu compromisso com a missão de transformar vidas.
Alcides Junior, de 25 anos, é um dos voluntários ativos no projeto de Educação e Tecnologia. Ele se voluntariou na organização buscando desenvolver novas habilidades e, ao mesmo tempo, contribuir com a comunidade. “Eu vi uma oportunidade de desenvolver habilidades como ensino, liderança e comunicação, enquanto fortalecia meu senso de propósito e meus valores,” explica Alcides. Para ele, o voluntariado é uma via de mão dupla, onde tanto os voluntários quanto as pessoas atendidas são transformados. “É recompensador poder contribuir com meus conhecimentos e ajudar quem sempre quis aprender, mas nunca teve a oportunidade”, completa.
Diretamente de São Paulo, da Faria Lima para Glória do Goitá, Fernanda Pascoal diz que sua ação como voluntária na Giral partiu do desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. “A Giral tem um compromisso claro com a justiça social e o desenvolvimento sustentável, e acredito que essas são questões essenciais para construir um mundo melhor, mais equitativo e solidário”, afirmou.
Fernanda, que contribuiu e participou de várias de nossas ações, teve como uma de suas principais colaborações atividades junto ao Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores, contribuindo a partir de sua experiência no mercado financeiro nos campos do marketing e da educação financeira do programa. A empresária afirma que, para além do impacto que viu nas comunidades por onde passou, sentiu uma satisfação muito particular em sua passagem pela Giral. “Para mim, a experiência de contribuir para uma causa maior não apenas me proporcionou um senso de propósito e realização, mas também me permitiu crescer de maneiras que eu não imaginava”, declara.
As histórias de Manuella, Alcides, Fernanda e tantos outros voluntários da Giral são exemplos inspiradores de como o voluntariado pode ser uma experiência enriquecedora e transformadora. Eles mostram que, ao dedicar tempo e habilidades, os voluntários não apenas ajudam a realizar a missão da organização, mas também conhecem um pouco mais sobre si mesmos e do mundo ao seu redor.
Neste Dia Nacional do Voluntariado, reforçamos o convite para que mais pessoas se juntem a essa rede de solidariedade e façam parte desse processo transformador. Como ressaltou Leonildo, “As pessoas precisam apenas de oportunidades para realizarem seus sonhos, e é isso que oferecemos na Giral: oportunidades para todos.”