“Aqui tudo é tudo muito bonito. Não tem como dizer qual o local mais interessante”, reagiu a estudante Gabriele Martins, 14 anos, ao comentar sobre a sua visita ao Museu do Homem do Nordeste (Muhne). Gabriele viajou na companhia de mais 12 colegas. Todos fazem parte da Oficina de Artes Plásticas da Giral. Eles aproveitaram o último sábado para conhecerem o espaço onde no dia 4 de setembro, participarão do mês de celebração da “Primavera dos Museus”.
A Giral integra a programação do Museu do Homem do Nordeste com a exposição de telas pintadas pelos adolescentes com o tema “Olhares Rurais: Memórias e Transformações do Campo”. Outro adolescente que ficou fascinado pela visita guiada foi Marcelo Alexandre, de 15 anos. “Eu gosto muito da cultura africana. Foi bacana porque aumentou meu conhecimento”, comentou.
Para o coordenador do Paleta Coletiva e professor da Oficina de Artes Plásticas da Giral, Wemison Araújo, a viagem ao Muhne foi uma realização ímpar: “Essa visita é substancial para tudo que a gente está construindo e vivenciando do que é o Nordeste. Eles descobriram que temos em nossa região várias populações, vários costumes, culturas diferentes que estão todas representadas aqui”, disse, acrescentando que o grupo percebeu o que é conviver num ambiente rico em estímulos culturais.
A garotada foi recepcionada por Edna Silva, coordenadora das Ações Educativas e Comunitárias do Muhne. “O grupo quando nos foi apresentado foi facilmente visto como uma atividade que potencializa algo extraordinário: a imaginação dessas crianças e adolescentes”, destacou. No final da visita guiada, as crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas e interativas, colocando em prática o que perceberam durante a viagem ao museu. Inspirados no que viram e ouviram dos arte-educadores, colocaram em telas a pintura de paisagem dos jardins e acervos que estão à disposição dos que desejam conhecer de perto a verdadeira história do povo nordestino.
A iniciativa realizada pela Giral, conta com o apoio do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander e parceria com o Museu do Homem do Nordeste.