Turismo e Hotelaria: Giral inicia curso de formação profissional abrindo caminhos para jovens e adultos no interior

“Eu acho que aqui é o começo de tudo pra mim.” A fala de Darlene Azevedo, aluna da primeira turma do Curso de Formação Profissional em Serviços de Turismo e Hotelaria da Giral, resume bem o sentimento de quem participou da aula inaugural realizada no último sábado(24) na sede da organização, em Glória do Goitá. O curso, que combina teoria, prática e imersão profissional, marca uma nova etapa nas ações formativas da Giral ao abrir portas para um setor em expansão, mas ainda pouco acessado por trabalhadores e empreendedores do interior de Pernambuco.

A proposta do curso é clara: formar, qualificar e encaminhar. Jovens e adultos da região estão tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e comportamentais para atuar em áreas como hotelaria, alimentação, atendimento e gestão. Para muitos, como a jovem Jaíne Darvila, o momento representa um ponto de virada: “As expectativas estão altas. Vou me esforçar bastante. Acredito que tudo é questão de interesse, e quero dar o meu melhor.”

No Brasil, o setor de turismo e serviços de alimentação representa uma das maiores fontes de geração de emprego. Segundo dados do IBGE e do Ministério do Turismo, a cadeia do turismo emprega mais de 7 milhões de pessoas em todo o país, e vem crescendo principalmente com o avanço do turismo regional e comunitário. No entanto, esse crescimento ainda é desigual: nos pequenos municípios do interior, faltam mão de obra qualificada e incentivos para o empreendedorismo local.

É essa lacuna que o curso pretende preencher. “Quando falamos do impacto dessa formação, pensamos em Glória e em outras cidades do entorno como polos de exportação de talentos para o mercado”, explica Luciene Moura, coordenadora do curso. “A ideia é qualificar pessoas para atuar em hotéis, bares, restaurantes, eventos. Mas também para que enxerguem a possibilidade de criar seus próprios negócios. O turismo é uma cadeia que pode girar a economia local, mas precisa de gente preparada.”

Ao longo de dois meses, os alunos terão aulas presenciais sobre temas como hospitalidade, atendimento, manipulação de alimentos, educação financeira e empreendedorismo. A metodologia inclui ainda oficinas práticas, bate-papo com empresários da área e uma imersão técnica para vivenciar o cotidiano do setor. Para o educador Gilberto Lima, o diferencial está no foco prático: “A ideia é treinar e desenvolver as pessoas, e a partir disso, encaminhar para o mercado. O contato com empresários da área facilita isso, e o curso foi pensado com essa ponte em mente.”

O Curso de Formação Profissional em Serviços de Turismo e Hotelaria é mais uma iniciativa da Giral voltada para a promoção da autonomia, da empregabilidade e do desenvolvimento local. A iniciativa realizada pela Giral conta com a parceria do Ministério das Mulheres.

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: