Com o Projeto Educação: Novos tempos, jeitos e lugares, a Giral implementou a tecnologia social da biblioteca itinerante e ampliou as ações para diversos municípios do estado. Em julho, a partir de uma parceria com escolas públicas e organizações sociais, a caravana levou leitura, alegria, cultura e diversão para os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Grande Recife.
A iniciativa tem dado respostas positivas e inovadoras às consequências do fechamento das escolas e as desigualdades educacionais, agravadas no período da pandemia. Para a educadora Robervânia Costa, a ação incentiva à leitura de forma lúdica e compromissada com a melhoria dos aprendizados das crianças. “A biblioteca é uma tecnologia social que transformou uma carroça numa biblioteca, pedagogos em artes educadores, e a dificuldade da leitura na alegria de aprender”, comenta Costa. O projeto é financiado pelo Programa Criança Esperança, da Rede Globo Unesco, e tem mostrado, que de fato, há muitos lugares para aprender.
A biblioteca tem agenda fechada até dezembro de 2022.
A tecnologia social da biblioteca itinerante da Giral está sendo reproduzida por outras organizações sociais da região. “Estamos inspirando ações educativas em todo o território e ficamos felizes em sermos fontes inspiradoras porque com isso quem ganha são as crianças”, comenta o presidente da Giral, Leonildo Moura.