Tecnologia para jovens rurais

Quantas janelas se abrem diante de um simples clique? A tela de um computador é mais do que um portal para o mundo digital: é uma janela de oportunidades, um convite para explorar novos horizontes. É com esse propósito que o Projeto Educação e Tecnologia Promovendo Cidadania tem atuado em Glória do Goitá e região, desbravando as possibilidades da tecnologia e capacitando pessoas de todas as idades.

Com uma variedade de cursos, desde Letramento Digital até Inteligência Artificial, o projeto democratiza o acesso ao conhecimento, transformando o cotidiano de crianças, jovens e adultos. Entre os dedicados participantes do Projeto está Lukas Juan, um garoto de Lagoa de Itaenga, que nas sextas-feiras percorre cerca de 9 km para participar da Oficina de Impressão 3D. “Eu venho de carona com o amigo da minha mãe e volto de meio-dia com ele”, explica Lukas. Após as aulas na Giral, ele retorna para mais um turno de estudos em sua escola, onde cursa o 8º ano. Interessado em jogos, Lukas relata que já até programou alguns jogos e sites simples. “Eu sempre fui bem ligado em tecnologia e sempre tive vontade de aprender sobre impressão 3D”, acrescenta.

“Nós sabemos que a tecnologia tem um déficit muito grande”, diz Josiane Araújo, coordenadora do Educação e Tecnologia, para quem o impacto do projeto vai além do ensino: é sobre capacitar e inspirar. “É importante que a gente possa incentivar nossos alunos e desmistificar que é muito difícil. Se tiverem oportunidade, cada vez mais eles vão entender que é uma coisa possível”, diz a coordenadora.

Carlos Vinícius, outro jovem estudante, é um exemplo claro desse impacto. Após participar do curso de Informática Básica, desenvolveu não apenas habilidades, mas também uma paixão. Agora, atuando como monitor do Projeto, compartilha seu entusiasmo e inspira outros a seguir seus passos. “Eu gosto muito dessa área”, diz Vinícius, “pretendendo até fazer um curso de Engenharia de Software, Design ou Programação”.

Com quase 500 participantes beneficiados e alcançando populações do campo à cidade, o projeto tem fortalecido o acesso não só a informação e a tecnologia, mas para a cidadania. A abordagem pedagógica baseada nos princípios de Paulo Freire refletem o compromisso da Giral com uma educação contextualizada e transformadora. Uma forma de gerar reflexão e mudança efetiva, através da promoção da igualdade e ampliando as oportunidades.

Com o apoio do Google, NTT DATA Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta, através do Projeto Educação e Tecnologia, a Giral constrói redes e abre caminhos para uma realidade mais acessível para todos. Em um mundo cada vez mais conectado, essa iniciativa não apenas ensina habilidades técnicas, mas também empodera comunidades, promovendo um futuro mais inclusivo e promissor.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: