Na última semana, a Giral recebeu a visita de agentes da ActionAid, organização internacional parceira da Giral, no Sistema de Vínculos Solidários – uma iniciativa, que tem transformado a realidade de mais de 750 crianças e suas famílias, com contribuições para o desenvolvimento social e educacional.
A parceria tem sido fundamental no fortalecimento das ações do projeto. Essa colaboração vem potencializando o impacto do Sistema de Vínculos Solidários, proporcionando mais oportunidades de desenvolvimento às famílias e comunidades envolvidas.
Durante a visita, as agentes participaram de atividades de integração com as crianças e famílias acompanhadas pela Giral. Segundo Luma Caetano, analista de vínculos solidários da ActionAid, a escolha da organização para essa visita se deu pela longa história de engajamento da organização com temas educacionais e ambientais. “A visita foi renovadora. Conhecer a Giral e ver como ela trabalha com a comunidade e o território foi uma experiência enriquecedora. Saí com uma nova visão sobre a força das comunidades rurais e como elas se mantêm fortalecidas”, afirmou.
O coordenador do projeto Sistema de Vínculos Solidários, Leandro Moura, celebrou o resultado da visita, destacando a troca de conhecimentos e a união que permeou os encontros. “O que nos move é a transformação da vida dessas famílias e crianças. A visita foi um momento de fortalecimento e aprendizado mútuo, tanto para nós quanto para a Actionaid”, disse o coordenador.
Durante a visita, as equipes da Giral e da ActionAid visitaram assentamentos do MST e comunidades como Briosa e Apoti. Nessas localidades, participaram de atividades educativas, como um jogo de tabuleiro que abordava temas como racismo ambiental, segurança alimentar e cuidados com o meio ambiente. A brincadeira envolveu as crianças e suas famílias, estimulando a reflexão sobre questões sociais e ambientais que impactam diretamente em suas vidas.
Com mais de 600 famílias atendidas em 34 comunidades, o Sistema de Vínculos Solidários continuará a expandir suas ações ao longo de 2024 e 2025, com a importante parceria com a ActionAid e o compromisso de transformar a realidade das comunidades locais. Para além das atividades com crianças, o projeto também promove a inclusão das famílias, principalmente daquelas chefiadas por mulheres. Incentivando práticas sustentáveis, sempre com um olhar voltado para a justiça social e ambiental.