No dia 3, a Giral celebrou a culminância do Projeto Educação Sustentável: Criança e Cidadania. Uma iniciativa inovadora que promove segurança alimentar e sustentabilidade em 12 escolas públicas de Glória do Goitá, Recife e Região Metropolitana. São pelo menos 1.559 crianças e adolescentes beneficiados através de hortas pedagógicas – um dos pilares do projeto – com acesso a aulas interdisciplinares adaptadas aos conhecimentos científicos, ambientais, nutricionais e sociais.
A cerimônia de encerramento do Educação Sustentável contou com a presença de gestores e professores das escolas parceiras, além de alguns alunos representando as turmas atendidas pelo projeto. Entre eles, estava o estudante David Luan de Santana Santos, de apenas 8 anos, morador do Distrito de Apoti, em Glória do Goitá. O menino foi homenageado pela iniciativa de cultivar a própria horta no quintal de casa. David estava acompanhado da mãe, Fabiana de Santana, 30 anos, que disse ter aprendido com o filho como cultivar verduras e hortaliças. Com esse incentivo, ambos mudaram os hábitos alimentares da família.
Para o educador Luiz Fernando, a participação efetiva dos gestores e professores das escolas são fundamentais ao sucesso do projeto, onde os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre reciclagem, compostagem, conservação de água, alimentação equilibrada na escola e no ambiente familiar, além de participarem de debates sobre direitos humanos, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, racismo ambiental, os perigos do agrotóxico, a importância da nutrição alimentar para a saúde e bem-estar, entre outros.
A cerimônia de culminância contou com a exposição de parte da produção agrícola de algumas escolas e comidas feitas com produtos naturais cultivados nas hortas, além da entrega de certificados. Através dos monitores dos projetos, a Giral reafirmou seu compromisso com a educação sustentável e a formação de cidadãos conscientes das práticas sustentáveis em suas escolas e comunidades. O Projeto Educação Sustentável tem o patrocínio da SulAmérica, Deloitte Brasil, Internacional School e Cia Müller.