Entre os dias 8 e 11 de junho, o Giral realizou a semana de diálogos virtuais com jovens. O evento foi programado pelo Projeto Pesquisação Juvenil Periférica, premiado pelo Edital Sementes (premiação dentro do prêmio Itaú-Unicef), que reconheceu e premiou dez iniciativas de jovens do Brasil, em 2019, sendo o Giral uma delas.
Mediadas pelo educador Gabriel Muniz, o evento, transmitido através do ig do Giral no Instagram: @icgiral, reuniu lideranças juvenis, pesquisadores, educadores e artistas com o objetivo de debater para politizar a juventude na época da pandemia.
As discussões pontuaram questões importantes sobre as diversidades e realidades que envolvem racismo, democracia e cultura. Na programação, o pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Cleyton Vital, debateu o tema – Racismo e o Silenciamento dos Jovens Negros no Brasil. A jovem mestra e artesã, Cida Lopes, facilitou a discussão sobre Juventude, Música e Cultura. Os diretores de Juventudes de Glória do Goitá e Pombos, Inaldo Souza e Jairo Rubens, respectivamente, mediaram as discussões sobre Juventude, Protagonismo e Liderança e – Juventude, Democracia e Comunicação.