O Projeto Vínculos Solidários encerrou o ano letivo de 2024, beneficiando 570 crianças e adolescentes de 19 comunidades. Esses dados foram apresentados no Seminário de Culminância da iniciativa, realizado no último dia 3, na sede da Giral. Diversas comunidades estavam representadas no evento e demonstraram como são receptivos à equipe e o quanto essas ações têm transformado a rotina nas áreas rurais de Glória.
Vínculos Solidários chega às áreas mais carentes do município com oficinas de arte, educação ambiental, rodas de debates sobre saúde mental, alimentação saudável e temas transversais que vão desde a prevenção ao abuso sexual infantojuvenil, ao trabalho infantil e os impactos negativos do racismo ambiental. “Valorizamos as vivências e histórias das pessoas. Sem essa contribuição, não teríamos alcançado sucesso”, resumiu Leandro Moura, coordenador do projeto.
O projeto é desenvolvido em parceria com escolas públicas, comunidades locais e voluntários, fortalecendo a rede de apoio e promoção da cidadania. Os participantes desenvolveram habilidades essenciais para a vida, como autoestima, resiliência e habilidades sociais.
O Vínculos Solidários tem o apoio da ONG internacional ActionAid, presente em 43 países, atuando em defesa da justiça social, equidade de gênero e étnico-racial e pelo fim da pobreza. Assim como a ActionAid, a Giral empenha esforços para ajudar e proteger pessoas que vivem em situação vulnerável e de exclusão social.