Projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento Música e Aprendizado

A sala se enche de acordes e sorrisos, os instrumentos se combinam, dando vida a uma orquestra composta por crianças e adolescentes que têm na música a possibilidade de aprendizado e transformação. É nesse ritmo que a Orquestra Meninas e Meninos da Alegria tem ensaiado ao longo de 2024. Se encaminhando para o fim da turnê “Nossos Sonhos Movem o Mundo”, na sala de aula, muitos desses jovens vindos do campo e filhos de agricultores, encontraram na música uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.

O impacto da música na vida dessas crianças tem sido para além do domínio da técnica. Ao estimular a coordenação motora, cognição, linguagem e memória, as aulas contribuem diretamente para o desempenho escolar dos alunos, que mostram avanços significativos em concentração e disciplina. As famílias também percebem mudanças importantes no comportamento em casa, evidenciando o impacto positivo do projeto.

Para Evelin Teixeira, de 14 anos, o projeto foi uma porta para novas experiências: “No início do projeto era mais complicado e eu tinha bastante dificuldade, mas agora eu consigo tocar bem e os professores e meus colegas também me ajudam bastante”. Além dos benefícios cognitivos e disciplinares, o projeto fortalece o lado socioemocional dos participantes. O contato com a música ensina a lidar com frustrações, trabalhar em equipe e desenvolver outras habilidades. Além do foco e da persistência, Evelin diz que o projeto a ajudou a trabalhar sua timidez. “No começo eu mal conseguia falar com os professores. Eu tinha vergonha! Mas depois do projeto e das experiências minha vergonha diminuiu muito”, reflete.

Elizângela Maria, mãe de Evelin, reforça a transformação que o projeto trouxe para sua filha e para a família: “É a autoestima, o foco, o empoderamento, ela reconhecer que ela é capaz, que ela pode!”. Dona Elizângela relata que para ela, e quem convive com a filha, é notável como o projeto foi “literalmente um divisor de águas”. “Evelin sempre foi muito tímida, mas muito tímida mesmo. Era uma menina que não socializava”. A mãe conta que no início a filha duvidava da própria capacidade de tocar um instrumento e hoje é uma exímia musicista no clarinete. “A timidez dela foi aos poucos ficando de lado. Hoje eu vejo Evelin se apresentar em palco, se apresentar para as pessoas, falar em público”, relata satisfeita.

RESGATE CULTURAL, PERTENCIMENTO E OUTRAS POSSIBILIDADES

Em curso desde agosto, a turnê Nossos Sonhos Movem o Mundo traz o espetáculo “Aruana: Uma Vida em Canção” que conta a história da personagem que atravessa o estado do Sertão ao Litoral, revisitando clássicos eruditos e da música popular nordestina. Esse repertório tem sido um dos diferenciais do projeto é o repertório musical, reconectando essas crianças e adolescentes às suas raízes, reforçando o sentimento de pertencimento e fazendo com que eles se interessem e conheçam cada vez mais a cultura local.

A cada apresentação, além do fortalecimento da autoestima, cada um dos jovens músicos também colabora na preservação e valorização da cultura. Para Leonardo Oliveira, educador e maestro da Orquestra, através da música, as crianças se conectam às suas raízes e ao lugar onde vivem. “E isso traz uma reflexão sobre a realidade e o contexto social delas, traz a inquietação”, afirma o maestro.

Para Leonardo, uma das grandes oportunidades que o projeto tem proporcionado para essas crianças é colocá-las no lugar de protagonismo, ocupando espaços antes inalcançáveis. A partir das apresentações da Orquestra, os jovens músicos viajaram para a capital, se apresentaram em universidades, faculdades, museus e até na assembleia legislativa do estado. “E a partir desses lugares elas começam a entender também que é possível estar lá, não só com músicos, mas no futuro, como pessoas que podem fazer parte daqueles lugares”, conclui.

Com essa iniciativa a Giral reafirma seu compromisso com a inclusão e a cidadania, ampliando horizontes e mostrando que a música e as artes são linguagens universais, capazes de romper barreiras e promover transformações sociais e culturais. O projeto é financiado pela BB Seguros.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: