A melhoria da qualidade alimentar na infância é um dos focos da Giral. Com base em pesquisas científicas e pedagógicas, a instituição defende a importância dos hábitos saudáveis chegarem à mesa das famílias e na cantina das escolas, para o crescimento das crianças, dos adolescentes e jovens. Para isso, a organização criou e desenvolveu o Projeto Educação Sustentável: Criança e Cidadania.
Em 2023, a iniciativa contou com o apoio da Deloitte, Lwart, Bayer e beneficiou diretamente, 1.423 estudantes de 12 escolas públicas. A ação faz parte da proposta metodológica de integração multidisciplinar da Giral.
A coordenadora do projeto Nayara Tamires, observa que desde fevereiro desse ano – quando começou o projeto – é visível a mudança de vida e rotinas das crianças, adolescentes e jovens envolvidos nas hortas escolares. “Eles têm revelado talentos, melhorado a participação e o rendimento escolar. Suas famílias também se envolvem nas ações, com interação e troca de experiências”, enfatiza Nayara. Com a participação da comunidade escolar, os estudantes aprendem a plantar alfaces, tomates, cebolinhas, beterrabas, acelgas, coentros, quiabos, vargens, milho, jerimum, além de ervas medicinais para produção de chás e lambedores fitoterápicos.
As hortas foram iniciadas na Escola 19 de Abril e Escola Major Lélio, ambas em Aldeia, na zona rural do município de Camaragibe; nas Escolas Municipais Helena Pugó, Bairro do Bongi e Mundo Esperança, no Sítio dos Pintos, no Recife; Escola Municipal Professora Maria das Dores D´Assunção Queiroz, em Pombos; Escolas Municipais Josefa Raimunda Alves Figueiredo, Rosa Beltrão, Presidente Castelo Branco e Lídia Borella Dornellas Câmara, todas em Glória do Goitá; Escola Municipal Francisco Coelho, no Sítio Agostinho, zona rural de Feira Nova e nas Escolas São Bartolomeu e Mário Júlio, na cidade de Ipojuca. Além dessas, houve implantação de hortas na sede da Giral e na Escolinha de futebol de Apoti, em Glória do Goitá.