“A Giral não só ensina, mas acredita nos nossos sonhos”. Foi assim que Micaelly Gomes, de 19 anos, terminou a apresentação de seu projeto de vida, durante a avaliação que aconteceu na última terça-feira (24), na sede da Giral em Glória do Goitá. Junto dela, outros estudantes do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores da turma de Glória do Goitá, aguardavam ansiosos por sua vez. No momento, os participantes apresentaram e defenderam os projetos que vem trabalhando ao longo do ano de curso de empreendedorismo, fomentado através do Programa.
Mikaelly, que já empreende no ramo da fotografia, deseja investir na compra de equipamentos para cobrir eventos e realizar ensaios fotográficos profissionais. Decidida, a jovem destacou os aprendizados adquiridos ao longo do processo: “Eu me senti confiante, pois tenho muita certeza e clareza do meu projeto e do que quero para o meu futuro”, afirmou.
Camila Fernanda, de 30 anos, empreendedora no ramo de moda, foi outra das participantes que apresentou seu projeto. Com mais de dois anos de experiência à frente do “Closet da Mila”, que comercializa roupas esportivas, plus size e slim, Camila destacou a importância do conhecimento oferecido pelo programa. “O recurso é importante, mas o conhecimento é ainda mais. Eu não teria condições de investir em um curso de grande porte como esse da Giral”, apontou.
A empreendedora compartilhou a sensação de segurança e clareza quanto ao que deseja alcançar. “Eu me senti à vontade e firme no que quero. Já atuo na área e, para mim, foi uma oportunidade de esclarecer aquilo que já venho desenvolvendo”, disse. Ela ainda destacou como seu maior aprendizado, a percepção de sua própria capacidade de enfrentar desafios e mostrar, para si mesma, que é capaz de ir além do que imagina.
A coordenadora do Programa, Isabela Carvalho, explicou que o objetivo do encontro foi fazer uma avaliação aberta dos projetos desenvolvidos ao longo das três semanas de formação do módulo de Projeto de Vida. “Essa foi a primeira vez que realizamos uma avaliação aberta. Geralmente, o processo é feito de forma interna, mas este ano decidimos fazer de maneira interativa, permitindo que os jovens apresentem seus projetos de forma objetiva e clara”, explicou.
A banca avaliadora dos projetos contou com a participação de um representante do CMDCA de Glória do Goitá, uma comerciante local, um educador e uma aluna egressa do Programa. O processo se repete nas cidades de Pombos, Lagoa de Itaenga e Feira Nova, contando sempre com a presença de representantes locais, o que enfatiza o entendimento das diferentes realidades e contextos vivenciados pelos participantes do programa.
Após essa primeira etapa de avaliação, os projetos seguem para uma análise mais aprofundada pela equipe da Giral, e os jovens têm a chance de receber recursos do Fundo Semente, que disponibiliza até R$ 2.400 para apoiar as iniciativas apresentadas.
Como um rico momento de trocas e aprendizados, o Programa de Adolescentes e Jovens Empreendedores reafirma o compromisso da Giral em apoiar o desenvolvimento de novos empreendimentos e fomentar a realização de sonhos. A iniciativa realizada pela Giral conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive e Inter-American Foundation (IAF).