“Eu vejo na Giral uma oportunidade para realizar meus sonhos”, comenta Gabriella Silva, de 12 anos, envolvida no Programa de Educação Integral (PDI) da Giral. Ela sonha em ter uma lanchonete e semanalmente, durante três dias, acorda cedinho e sai de sua casa, na área rural de Glória do Goitá, para participar do projeto. A crença dela, é o maior incentivo para a Giral, que, em suas práticas, faz a educação aproximar sonhos distantes e mudar realidades desafiadoras.
O PDI da Giral é amplo e ambicioso, sendo vivenciado com aulas práticas, teóricas, intercâmbios e compartilhamentos de experiências, pesquisas e conhecimentos, por uma equipe multidisciplinar. Tem duração mínima de dois anos, divididos em quatro módulos formativos, que despertam, estimulam e valorizam às artes, às culturas, às literaturas e as diversas formas de inclusão, autonomia, comunicação e liderança. As aulas iniciaram em março e seguem até dezembro, com os participantes estimulados ao desenvolvimento e à educação.
O programa beneficia 210 crianças, no horário do contraturno escolar, e apoia suas famílias com formações, informações e orientações que geram aprendizados para a garantia dos direitos da infância.
A Giral é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que, desde 2007, forma crianças, adolescentes e jovens, com educação integral, para o desenvolvimento humano e local, em diferentes regiões de Pernambuco. Seus objetivos de reduzir as desigualdades sociais, combater a pobreza, promover a educação de qualidade, valorizar a diversidade e a igualdade de gênero são cumpridos com a crença nas pessoas, no investimento em empreendedorismo, na valorização das culturas, das artes e das diversas formas de sustentabilidades, articulando parcerias que acreditam na construção de um mundo melhor e inspiram sonhos, despertados de realidades desafiadoras.
Giral encerra 2024 com avaliação coletiva e celebração de conquistas
Na última segunda-feira (16), no auditório Lúcia Maria de Moura, as equipes da Giral se reuniram para um