O poder legislativo do Recife, homenageou a Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria, da Giral. O evento aconteceu ontem (13) na Câmara de Vereadores, do Recife. Uma iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), com o intuito de homenagear a música e músicos da região. Cantores, músicos e representantes da cultura nordestina, como a Associação dos Forrozeiros, representada por Tereza Acioly; o cantor e compositor Santana; o Maestro Forró; o cantor e compositor Josildo Sá; o cantor e compositor Petrúcio Amorim e a cantora Liv Moraes, participaram e também foram homenageados.
Tocando Assum Preto e Asa Branca, de Luiz Gonzaga, a orquestra da Giral fez a abertura solenidade. Para Callos Piêdro, flautista da Orquestra de Câmara, a noite marcou a realização de um sonho. “Para mim, foi uma oportunidade muito grande de poder se apresentar e homenagear nossa cultura nordestina”, comenta.
Para Ebinho Florêncio, todos os homenageados são exemplos de excelência e dedicação à promoção da cultura popular. “São responsáveis por contribuírem para com uma sociedade mais feliz. Reconhecer cada um, é preservar a cultura em cada composição e apresentação”, afirma.
Grupos da dança popular, cantoras e cantores de forró, além de instrumentistas e produtores de banda de forró foram certificados – são 53 reconhecimentos. Entre eles, o jovem músico, integrante de nossa orquestra Wanderson Belarmino, também recebeu o diploma de Menção Honrosa. Dessa forma, a Giral foi homenageada, duplamente.
A Orquestra é composta por crianças e adolescentes de Glória do Goitá, participantes das aulas de música, do Projeto Meninas e Meninos da Alegria. A iniciativa é financiada pela BB Seguros e Fábrica Carioca de Catalisadores.