Orquestra da Giral é aplaudida de pé no Recife

A segunda apresentação da Turnê da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria da ONG Giral conquistou aplausos internacionais na abertura do V Seminário Internacional CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Estágio Curricular), realizado no Centro Universitário Frassinetti, do Recife.

A plateia de pé, demonstrou o quanto foi surpreendente o espetáculo “Aruana: Uma Vida em Canção”, contando a história de uma jovem que atravessa Pernambuco do Sertão ao Litoral, revisitando a música popular nordestina e encerrando com clássicos de Vivaldi e Mozart.

“Estou encantada. Achei um projeto com um sentido e um olhar muito orientado para inclusão. Usar a música como dispositivo de transformação é permitir a essas crianças que tenham acesso à cultura e aos bens culturais e, isso, para mim é incrível”, reagiu a professora Preciosa Fernandez, que veio da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação do Porto, em Portugal.

Os adolescentes superaram o total desconhecimento do que era um instrumento clássico, além da insegurança de estarem diante de uma plateia com extrema formação cultural, vindo de países como Angola, Moçambique, Portugal e de vários Estados do Brasil. “Estou muito feliz e emocionado. É um sonho participar desse momento”, disse com lágrimas nos olhos, o coordenador do Projeto Meninas e Meninos da Alegria, Alexandre Constantino.

Depois de 45 minutos do espetáculo, foi possível observar outras pessoas emocionadas. Foi o caso da coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora Eliete Santiago. “Excelente, excelente, excelente. Uma grata surpresa assistir esse espetáculo maravilhoso”, disse a professora, aproveitando a oportunidade para convidar a Orquestra de Câmara a fazer a abertura do Seminário da Cátedra Paulo Freire no dia 21 de novembro, no Centro de Educação, da UFPE.

A apresentação na UniFAFIRE conquistou também outro convite especial do ex-deputado José Humberto Cavalcanti, superintende da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No próximo mês de novembro, a escola vai comemorar 25 anos de fundação. “Eu planejo e imagino uma agenda comemorativa robusta, mas já incluindo, naturalmente, a Orquestra da Giral”, destacou.

A Reitora da UniFAFIRE, Maria das Graças Soares da Costa era a mais entusiasta entre os participantes do Seminário CAFTe: “Esses jovens estão cada vez melhores. Foi linda a apresentação”, disse, lembrando da primeira vez que assistiu a orquestra, durante assinatura do termo de cooperação técnica com a ONG Giral. A Turnê da Orquestra de Câmara da Giral tem o patrocínio do BB Seguros.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: