A segunda apresentação da Turnê da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria da ONG Giral conquistou aplausos internacionais na abertura do V Seminário Internacional CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Estágio Curricular), realizado no Centro Universitário Frassinetti, do Recife.
A plateia de pé, demonstrou o quanto foi surpreendente o espetáculo “Aruana: Uma Vida em Canção”, contando a história de uma jovem que atravessa Pernambuco do Sertão ao Litoral, revisitando a música popular nordestina e encerrando com clássicos de Vivaldi e Mozart.
“Estou encantada. Achei um projeto com um sentido e um olhar muito orientado para inclusão. Usar a música como dispositivo de transformação é permitir a essas crianças que tenham acesso à cultura e aos bens culturais e, isso, para mim é incrível”, reagiu a professora Preciosa Fernandez, que veio da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação do Porto, em Portugal.
Os adolescentes superaram o total desconhecimento do que era um instrumento clássico, além da insegurança de estarem diante de uma plateia com extrema formação cultural, vindo de países como Angola, Moçambique, Portugal e de vários Estados do Brasil. “Estou muito feliz e emocionado. É um sonho participar desse momento”, disse com lágrimas nos olhos, o coordenador do Projeto Meninas e Meninos da Alegria, Alexandre Constantino.
Depois de 45 minutos do espetáculo, foi possível observar outras pessoas emocionadas. Foi o caso da coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora Eliete Santiago. “Excelente, excelente, excelente. Uma grata surpresa assistir esse espetáculo maravilhoso”, disse a professora, aproveitando a oportunidade para convidar a Orquestra de Câmara a fazer a abertura do Seminário da Cátedra Paulo Freire no dia 21 de novembro, no Centro de Educação, da UFPE.
A apresentação na UniFAFIRE conquistou também outro convite especial do ex-deputado José Humberto Cavalcanti, superintende da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No próximo mês de novembro, a escola vai comemorar 25 anos de fundação. “Eu planejo e imagino uma agenda comemorativa robusta, mas já incluindo, naturalmente, a Orquestra da Giral”, destacou.
A Reitora da UniFAFIRE, Maria das Graças Soares da Costa era a mais entusiasta entre os participantes do Seminário CAFTe: “Esses jovens estão cada vez melhores. Foi linda a apresentação”, disse, lembrando da primeira vez que assistiu a orquestra, durante assinatura do termo de cooperação técnica com a ONG Giral. A Turnê da Orquestra de Câmara da Giral tem o patrocínio do BB Seguros.