Em outubro, a Orquestra Filarmônica Meninas e Meninos da Giral, realizou duas importantes apresentações – uma em Glória do Goitá, para convidados do aniversário de 15 anos da Giral, e outra em Suape, no Cabo de Santo Agostinho, na unidade da Soluções Usiminas. O grupo é formado por 38 crianças e adolescentes, de origens rurais, do Projeto Vivências Inclusivas.
No curso, eles recebem aulas teóricas e práticas de violoncelo, clarinete, flauta, viola, violino, entre outros instrumentos musicais, que os preparam para as apresentações. Sobre a regência dos mestres Jonatas Araújo e Leonardo Oliveira, os músicos estão aprendendo a zelar pelos instrumentos, desenvolvendo habilidades e realizando sonhos.
João Vitor de Moura Santos, de 11 anos, é um dos integrantes da orquestra. Para ele, a música tem contribuído para desenvolver outras competências. “Aprendi a tocar, mas também melhorei a concentração nos estudos e a me relacionar melhor com as pessoas”, comenta. No curso, além de aprender a tocar instrumentos, as crianças discutem sobre cidadania, direitos e liderança para a construção de um mundo melhor. O projeto é financiado pela Soluções Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas.
A Orquestra da ONG Giral celebra 25 anos da Escola Legislativa de Pernambuco
Um evento especial no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), trouxe da cidade de Glória