O BB Ponto Cultural do Recife recebeu na sexta-feira (13), a Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria, da Giral, com o espetáculo “Aruana: Uma vida em canção”. Foi a terceira apresentação da Turnê Nossos Sonhos Movem o Mundo.
Da primeira música que abre o espetáculo até o encerramento, todos ficaram atentos à interpretação da atriz, Maria Isabelly, de 15 anos, aluna do curso de teatro da Giral. Ela é a personagem Aruana, uma jovem que viaja do Sertão ao Litoral do Estado, revisitando a música popular nordestina até chega aos clássicos de Vivaldi e Mozart.
O espetáculo conta com a participação das alunas da oficina de balé, Steffany, Gabriele e Jailma (todas com 12 anos), que interagem com as músicas da orquestra, em movimentos criados especialmente para a turnê pela professora de balé, Katarina Justino. Sob a batuta dos maestros Leonardo Oliveira e Jonatas Araújo, os músicos apresentaram um concerto que conquistou cada espectador.
“Eu escolhi assistir à apresentação da orquestra para comemorar meu aniversário hoje. Eu amei. Valeu demais ter vindo”, disse a aposentada Elizabete Soares, de 69 anos, moradora do bairro do Pina (Zona Sul do Recife). Ela foi ao BB Ponto Cultural acompanhada da amiga Rosimery Pereira, que disse ter sido a primeira vez que viu a apresentação de uma orquestra. “As crianças tocaram músicas da terra e lembram minha infância. Estou emocionada”.
A bancária Daiana Andrade não parava de mostrar ao arrepio na pele como reação ao que sentia a cada música do repertório. “Sendo bem sincera: é muito lindo o trabalho realizado com essas crianças. E você saber um pouco da história delas contada pelo maestro, tornou esse momento mais bonito. O espetáculo é de muita qualidade e o corpo de balé é a coisa mais linda”, destacou.
A gerente de relacionamentos da agência BB no Recife Antigo, Fernanda Evangelista, fez questão de registrar tudo pelo celular. “Tudo isso é maravilhoso. É uma forma de transformar a vida dessas crianças e adolescentes. O projeto da Giral é incrível e as pessoas precisavam saber que essa orquestra existe”, ressaltou a gerente, destacando que o BB Cultural é de fato um espaço aberto à cultura e à inclusão social.
A turnê da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria está com a agenda lotada até novembro. A próxima apresentação será nesta quinta-feira (19), na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante o XII Colóquio Internacional Paulo Freire 2024, que acontecerá até o dia 21 de setembro.
A iniciativa realizada pela Giral, conta com patrocínio da BB Seguros.