Orquesta da Giral encanta público no BB Cultural

O BB Ponto Cultural do Recife recebeu na sexta-feira (13), a Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria, da Giral, com o espetáculo “Aruana: Uma vida em canção”. Foi a terceira apresentação da Turnê Nossos Sonhos Movem o Mundo.

Da primeira música que abre o espetáculo até o encerramento, todos ficaram atentos à interpretação da atriz, Maria Isabelly, de 15 anos, aluna do curso de teatro da Giral. Ela é a personagem Aruana, uma jovem que viaja do Sertão ao Litoral do Estado, revisitando a música popular nordestina até chega aos clássicos de Vivaldi e Mozart.

O espetáculo conta com a participação das alunas da oficina de balé, Steffany, Gabriele e Jailma (todas com 12 anos), que interagem com as músicas da orquestra, em movimentos criados especialmente para a turnê pela professora de balé, Katarina Justino. Sob a batuta dos maestros Leonardo Oliveira e Jonatas Araújo, os músicos apresentaram um concerto que conquistou cada espectador.

“Eu escolhi assistir à apresentação da orquestra para comemorar meu aniversário hoje. Eu amei. Valeu demais ter vindo”, disse a aposentada Elizabete Soares, de 69 anos, moradora do bairro do Pina (Zona Sul do Recife). Ela foi ao BB Ponto Cultural acompanhada da amiga Rosimery Pereira, que disse ter sido a primeira vez que viu a apresentação de uma orquestra. “As crianças tocaram músicas da terra e lembram minha infância. Estou emocionada”.

A bancária Daiana Andrade não parava de mostrar ao arrepio na pele como reação ao que sentia a cada música do repertório. “Sendo bem sincera: é muito lindo o trabalho realizado com essas crianças. E você saber um pouco da história delas contada pelo maestro, tornou esse momento mais bonito. O espetáculo é de muita qualidade e o corpo de balé é a coisa mais linda”, destacou.

A gerente de relacionamentos da agência BB no Recife Antigo, Fernanda Evangelista, fez questão de registrar tudo pelo celular. “Tudo isso é maravilhoso. É uma forma de transformar a vida dessas crianças e adolescentes. O projeto da Giral é incrível e as pessoas precisavam saber que essa orquestra existe”, ressaltou a gerente, destacando que o BB Cultural é de fato um espaço aberto à cultura e à inclusão social.

A turnê da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria está com a agenda lotada até novembro. A próxima apresentação será nesta quinta-feira (19), na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante o XII Colóquio Internacional Paulo Freire 2024, que acontecerá até o dia 21 de setembro.

A iniciativa realizada pela Giral, conta com patrocínio da BB Seguros.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: