Em 2023, foram capacitadas 3.273 mulheres na Giral. Elas representam 61% do público atendido pela organização. Neste último ano, as mulheres se destacaram pela participação nos cursos voltados, prioritariamente, para elas, nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.
Em tecnologia, 1.309 mulheres, destacadamente negras, tiveram a oportunidade de pela primeira vez, realizar cursos de letramento digital, informática básica e cursos avançados, direcionados à inserção no mercado de trabalho. E, muitas oportunidades foram criadas.
Em empreendedorismo, 618 mulheres, a maioria rural, participaram de cursos de empreendedorismo para a geração de renda. Nas formações, aprenderam sobre marketing, educação financeira, gerenciamento de negócios, entre outros. Além disso, foram orientadas para a elaboração de projetos de empreendimentos. Receberam recursos financeiros e incentivo ao empreendedorismo. Abriram pequenos negócios nas áreas de comércio, serviço e agricultura. Estão gerando renda e com novas perspectivas de vida. Novos sonhos.
Além dessas formações, durante o ano, as mulheres participaram de palestras e formações sobre direitos, autonomia e empoderamento feminino. Dessa forma, com mais informações e conhecimentos, sentem-se mais seguras sobre direitos.
O trabalho com mulher rural, agricultura, em situação de vulnerabilidade social reforça a importância do apoio das organizações sociais no combate a injustiça social e a todas as formas de opressão e violação de direitos. Dessa forma, construímos uma sociedade melhor e mais justa.