Metodologia

A metodologia de formação do Giral é norteada pela pedagogia de Paulo Freire. Valoriza as histórias empíricas e todos os seus saberes, a dialogicidade e a construção coletiva a partir da descoberta do potencial da autonomia para a transformação política e social, incentivando a formação de cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades.

Esta base metodológica é vivenciada com a prática dos quatro pilares da educação, apresentados pela UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver com os outros e aprender a ser. No aprender a conhecer, desperta-se com autonomia, a pesquisa para a construção de novos conhecimentos.

No aprender a fazer, as crianças colocam em prática seus aprendizados (apresentam teatros, danças, fazem artes, praticam esportes e sobretudo, se posicionam, criticamente, sobre a sociedade em que vivem). No aprender a conviver, valoriza-se a empatia, a interação, a cultura de paz, a diversidade e a comunicação assertiva com laços afetivos, para a construção de um território educativo. No aprender a ser, incentivamos o pensamento crítico e autônomo, despertando a criatividade inovadora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: