O artista Maurício Arraes visitou e comentou obras das crianças e adolescentes da Giral, expostas de 17 a 19 deste mês, no Museu do Estado de Pernambuco, durante a 22ª edição nacional da Semana de Museus.
Arraes, renomado artista plástico, já expôs e participou de salões e coletivas regularmente em várias cidades do Brasil e Europa. Produziu também vários trabalhos gráficos e cenários para o teatro e cinema. Suas artes refletem cenas do cotidiano urbano e expressam a complexidade e a simplicidade da vida, chamando atenção para a condição humana contemporânea.
Segundo ele, a qualidade das obras das crianças da Giral impressiona. “Muito bons os quadros. Gostei muito de verdade e me identifiquei muito com os temas escolhidos. E fiquei impressionado com a qualidade da pintura”, afirma.
Nas treze obras expostas, as crianças apresentam narrativas das paisagens e pessoas rurais representando o comprometimento com o olhar social da valorização das histórias pessoais e coletivas. O grupo de artistas mirins, denominado Paleta Coletiva, é uma iniciativa da GIRAL, que reúne crianças e adolescentes formados pela instituição, para fortalecer suas práticas artísticas. Os aprendizados são resultados do Projeto Educação Integral que os incentiva às artes e cultura para o desenvolvimento.
A exposição tem curadoria do educador Wemison Araújo e apoio do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander.