Maleta Conviver: Em Apoti, crianças aprendem a respeitar o meio ambiente

No Distrito de Apoti, a alguns quilômetros de Glória do Goitá, um terraço comum se transforma em palco de aprendizagem e diversão. É lá, no espaço de Tia Adriana, que crianças se reúnem para participar de atividades que combinam ludicidade e educação com o propósito de cultivar valores essenciais, como o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

Reunidas no salão e distraídas com a brincadeira conduzida por Adriana Bezerra, as crianças foram surpreendidas por uma visita inesperada: Malu. A personagem, interpretada pela educadora social Manuella Gomes, encantou os pequenos com uma contação de histórias sobre respeito e acolhimento. A educadora convidou as crianças a abrirem juntas um guarda-chuva repleto de borboletas coloridas, cada uma carregando palavras geradoras que despertaram conversas sobre a importância de atitudes positivas no dia a dia.

Após a contação de histórias, as crianças foram incentivadas a criar suas próprias borboletas de papel, onde registraram, segundo elas próprias, “palavras que melhoram o dia”. “Amor”, “Saúde”, “Carinho”, “Amizade”! Cada uma trouxe um pouquinho de si e do que acredita precisar.

Em seguida, guiados pelo educador Luiz Fernando, os pequenos se dirigiram à horta comunitária. Lá, entre os canteiros, discutiram a importância de cuidar da natureza e compreender a origem dos alimentos que consumimos. A prática culminou com o plantio de mudas, um gesto simbólico que ensinou na prática sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Para finalizar o dia, as crianças participaram da preparação de um lanche saudável. Sanduíches recheados com alface, pepino e tomate, colhidos diretamente da horta, proporcionaram um momento de celebração do trabalho coletivo e dos frutos de seu próprio cuidado.

Essas atividades fazem parte de uma iniciativa maior da GIRAL, integradas pela Maleta Conviver, um projeto da Futura. A proposta da Maleta Conviver é promover reflexões sobre temas cruciais como sustentabilidade, pluralidade de identidades e conflitos sociais. Desde seu lançamento em 2023, a iniciativa tem o objetivo de alcançar instituições em todo o Brasil até 2025, propondo um diálogo sobre como conviver em um mundo mais justo e sustentável.

Através dessas ações, a GIRAL busca criar ambientes onde o aprendizado e o respeito mútuo caminhem lado a lado, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social. A alegria contagiante nos rostos das crianças de Apoti são provas de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para mudar realidades.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: