Na última segunda-feira (28), os educandos da Escola de Comunicação da Giral vivenciaram mais um importante encontro de formação cidadã. A aula, conduzida por Renata Uchôa — assistente social e coordenadora do projeto — teve como foco os Direitos Humanos, um dos temas centrais para o desenvolvimento da consciência crítica e da atuação cidadã.
O momento, pensado como introdução ao tema, trouxe reflexões sobre direitos fundamentais, políticas públicas, direitos civis e a Agenda 2030 da ONU. Para Renata, o debate é essencial para a construção de uma sociedade mais justa. “Quando tratamos de direitos humanos, estamos falando de dar condições às pessoas para que elas tenham uma vida digna”, afirmou. Ela também destacou o papel da comunicação nesse processo: “É fundamental falar de comunicação quando tratamos de direitos humanos”.
Com foco em formação cidadã e inclusão digital, a Escola de Comunicação capacita jovens para atuarem com protagonismo nas áreas da comunicação e das tecnologias. Os participantes recebem formação em fotografia, copywriting, design, produção de vídeos e desenvolvimento de aplicativos, além de cidadania e educação financeira. A iniciativa transforma realidades ao conectar juventudes ao mercado, sem deixar de lado a formação dos participantes como cidadãos.
A abordagem da atividade gerou engajamento entre os jovens, que compartilharam suas impressões, dúvidas e experiências. Daiane Costa, uma das educandas da Escola, destacou a importância do conhecimento como ferramenta de transformação: “A palestra trouxe aprendizados valiosos e reforçou a importância de conhecer os direitos que temos enquanto cidadãos. Quando temos consciência desses direitos, deixamos de ser leigos e passamos a buscar o que é nosso por justiça”, afirmou. “Afinal, todos temos o direito de viver com dignidade, liberdade e respeito — essa é a base dos Direitos Humanos”.
Já Annalice Nefertiti, também educanda da Escola, ressaltou o impacto do momento em sua trajetória pessoal. “Foi uma roda de conversa leve, mas cheia de conselhos e aprendizados que vou levar para sempre comigo. Eu me sinto muito grata por fazer parte dessa grande família que vem me ajudando a me tornar uma pessoa mais humana, mais consciente e empática”, disse emocionada.
A atividade integra o módulo de formação cidadã da Escola de Comunicação e reforça o compromisso da Giral com uma educação que vai além do técnico, formando jovens protagonistas, críticos e sensíveis às realidades do seu território. A iniciativa realizada pela Giral, conta com o apoio do Instituto Cooperforte.