Juventudes debatem Direitos Humanos na Escola de Comunicação

Na última segunda-feira (28), os educandos da Escola de Comunicação da Giral vivenciaram mais um importante encontro de formação cidadã. A aula, conduzida por Renata Uchôa — assistente social e coordenadora do projeto — teve como foco os Direitos Humanos, um dos temas centrais para o desenvolvimento da consciência crítica e da atuação cidadã.

O momento, pensado como introdução ao tema, trouxe reflexões sobre direitos fundamentais, políticas públicas, direitos civis e a Agenda 2030 da ONU. Para Renata, o debate é essencial para a construção de uma sociedade mais justa. “Quando tratamos de direitos humanos, estamos falando de dar condições às pessoas para que elas tenham uma vida digna”, afirmou. Ela também destacou o papel da comunicação nesse processo: “É fundamental falar de comunicação quando tratamos de direitos humanos”.

Com foco em formação cidadã e inclusão digital, a Escola de Comunicação capacita jovens para atuarem com protagonismo nas áreas da comunicação e das tecnologias. Os participantes recebem formação em fotografia, copywriting, design, produção de vídeos e desenvolvimento de aplicativos, além de cidadania e educação financeira. A iniciativa transforma realidades ao conectar juventudes ao mercado, sem deixar de lado a formação dos participantes como cidadãos.

A abordagem da atividade gerou engajamento entre os jovens, que compartilharam suas impressões, dúvidas e experiências. Daiane Costa, uma das educandas da Escola, destacou a importância do conhecimento como ferramenta de transformação: “A palestra trouxe aprendizados valiosos e reforçou a importância de conhecer os direitos que temos enquanto cidadãos. Quando temos consciência desses direitos, deixamos de ser leigos e passamos a buscar o que é nosso por justiça”, afirmou. “Afinal, todos temos o direito de viver com dignidade, liberdade e respeito — essa é a base dos Direitos Humanos”.

Já Annalice Nefertiti, também educanda da Escola, ressaltou o impacto do momento em sua trajetória pessoal. “Foi uma roda de conversa leve, mas cheia de conselhos e aprendizados que vou levar para sempre comigo. Eu me sinto muito grata por fazer parte dessa grande família que vem me ajudando a me tornar uma pessoa mais humana, mais consciente e empática”, disse emocionada.

A atividade integra o módulo de formação cidadã da Escola de Comunicação e reforça o compromisso da Giral com uma educação que vai além do técnico, formando jovens protagonistas, críticos e sensíveis às realidades do seu território. A iniciativa realizada pela Giral, conta com o apoio do Instituto Cooperforte.

O que está buscando?

Search

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: