Na última semana, o Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores concluiu o módulo de Educação do Campo. O programa, que atua nas cidades de Pombos, Glória do Goitá, Feira Nova e Lagoa de Itaenga, visa formar jovens para o empreendedorismo econômico e social. O módulo recém-concluído proporcionou aos participantes uma visão aprofundada sobre as oportunidades e desafios no ambiente rural.
Segundo a coordenadora Isabela Carvalho, a escolha da temática de Educação do Campo foi motivada pelo perfil do público atendido, majoritariamente rural e composto principalmente por mulheres. “Percebemos a necessidade de discutir essa temática devido ao estigma associado ao campo, visto por muitos como um lugar de pobreza. O êxodo rural faz com que muitos jovens migrem para os centros urbanos em busca de melhores condições e oportunidades de emprego.” O módulo foi estruturado para oferecer uma visão geral sobre o campo, suas políticas públicas e os movimentos sociais que trabalham para melhorar as condições de vida no campo. “Também abordamos a geração de renda no campo, a agricultura familiar e a agroecologia, visando a promoção do empreendedorismo rural”, informou a coordenadora.
Kauan Silva, de 18 anos, faz parte da turma do Programa da cidade de Pombos e ressaltou a importância do último módulo: “Aprender sobre Educação do Campo foi crucial para entender que podemos evoluir sem deixar nossa localidade, fazendo a diferença na nossa comunidade.” Já Alicia de Melo, da turma de Glória do Goitá, destacou a necessidade de políticas públicas e formação para pessoas do campo. “O maior aprendizado foi a importância de sensibilizar a sociedade para apoiar as comunidades rurais. Muitas vezes, o que falta é conhecimento e infraestrutura, e precisamos nos conscientizar sobre isso.”
Para Isabela, os resultados do módulo já são evidentes. “O feedback dos alunos revela uma mudança significativa na percepção sobre o campo. Eles passaram a ver o campo como um lugar de riqueza e potencial, com laços familiares fortes e grande valor social, cultural, ambiental e político.” Para a coordenadora, outro ponto importante foi a quebra de alguns paradigmas e estereótipos como de movimentos sociais como o MST e o reconhecimento dos jovens quanto ao papel positivo dos movimentos sociais. “Essa mudança de pensamento é um dos principais impactos que esperávamos alcançar”.
Através do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores, a Giral busca fornecer ferramentas e recursos para que os participantes possam desenvolver suas habilidades empreendedoras e contribuir para o desenvolvimento sustentável de seus negócios fortalecendo suas comunidades. O programa conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive e Inter-American Foundation (IAF).