Glória do Goitá, 11 de outubro de 2020. 5h da manhã. A cidade dormia, mas um grupo de jovens estava cedinho nas ruas. Com suas bikes, representantes do Goitá Bike Team e da GIRAL, preparavam-se para mais um pedal. Desta vez, especial e diferente, denominado – trilha da literatura. Um evento em comemoração ao dia das crianças. Nas mochilas, além dos doces e brinquedos, levavam livros.
Não conversavam sobre a importância da quilometragem percorrida, mas dos aprendizados, das leituras e das alegrias do momento. A adrenalina do ciclismo dava lugar ao conhecimento e os jovens voluntários doaram presentes, livros, doces e momentos prazerosos de leitura e animação para crianças rurais de Glória do Goitá. Foram instantes, verdadeiramente, mágicos que tomaram conta dos corações dos ciclistas.
Para o coordenador do Grupo Goitá Bike, Thomaz Victor, a ação deixou claro o cuidado, o carinho e a seriedade do grupo com o compromisso social. “Tivemos a oportunidade de participar da primeira trilha da literatura e oferecemos às crianças uma forma inteligente e divertida de brincar. Tornamos não só o dia delas mais felizes, como o dos pais”, socializou Victor.
A iniciativa dos jovens foi comemorada pelas crianças e reconhecida pela comunidade. Para a professora Joseane Lima, a vida das crianças e familiares envolvidos pela trilha foi marcada por um momento único de atenção na contação de histórias. “Precisamos povoar o imaginário de nossas crianças. Citando o grande Poeta Castro Alves: oh! Bendito o que semeia, livros à mão cheia, e manda o povo pensar! O livro, caindo n´alma, é germe – que faz a palma, é chuva – que faz o mar”, emocionou-se Lima.
A citação de Castro Alves, pela educadora, cai como uma luva para o momento. As leituras vivenciadas com as crianças foram realizadas nos quintais, nos terreiros e nas sombras das árvores. Aqueles espaços nunca mais serão os mesmos. Foram marcados por conhecimentos, sabedorias, compartilhamentos. Componentes que educam. E, onde há educação chega, transforma, cria, modifica. Este foi o propósito da trilha – levar conhecimento e contribuir com a transformação pela educação. E, assim como as bikes, que levam os ciclistas a longos e diferentes percursos, o desejo do grupo é que a educação leve as crianças a caminhos da superação.
A Orquestra da ONG Giral celebra 25 anos da Escola Legislativa de Pernambuco
Um evento especial no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), trouxe da cidade de Glória