Jovens discutem cultura e negócios sustentáveis

No calor de Feira Nova, o 8º Seminário – Cultura, Inovação e Empreendimentos Sustentáveis foi repleto de aprendizados e emoção. Realizado como culminância de mais uma etapa do Projeto Jovens Empreendedores, além de alguns resultados e desdobramentos concretos dos módulos de Cultura e Desenvolvimento, Educação Ambiental e Sustentabilidade, e Inovação e Tecnologia, o evento trouxe a sensação de dever cumprido. A poucos dias da formatura das turmas, o seminário marcou o encerramento de um ciclo de mudança e transformação na vida desses jovens.

A mesa de abertura do evento contou com representantes da Prefeitura de Feira Nova, da Mondelez e os educadores responsáveis pelos módulos. Durante as falas, ficou evidente a importância das parcerias e do trabalho conjunto. “Olha, veja bem, a importância é magnífica, né? Quando a gente vê uma parceria dessa se consolidando entre a Prefeitura de Feira Nova e a Giral, é extraordinário! A gente leva essa rapaziada a abrir o horizonte, a abrir a visão de mundo. Estamos contribuindo para formar cidadãos melhores”, destacou Valter Cruz, secretário de administração do município.

Entre os momentos mais marcantes do evento, estiveram as devolutivas dos módulos e as apresentações das ações sociais realizadas pelos jovens. As iniciativas, fruto do módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envolveram desde bazares populares a campanhas de arrecadação de alimentos. Solayne Vitorino, uma das participantes de Feira Nova, refletiu sobre a experiência: “A Giral trabalha muito isso do social, e eu nunca tinha participado de nada parecido. Me senti muito bem ajudando outras pessoas”.

Juceline Andracélia, estudante e empreendedora no segmento de roupas evangélicas, trouxe um forte depoimento sobre sua trajetória. “Eu fui desacreditada, até pela minha própria família. Foi aí que apareceu essa oportunidade da Giral, e eu disse: ‘Eu quero, eu posso, eu consigo’. Agradeço muito por ter chegado até aqui”, compartilhou, com brilho nos olhos.

A sustentabilidade, tema central do seminário, ganhou ainda mais destaque com a palestra de Mirella Torres, representante da Mondelez, que apresentou práticas sustentáveis da empresa e inspirou os jovens a aplicarem esses conceitos em suas comunidades e negócios.

Para Isabela Carvalho, coordenadora do projeto, o seminário teve o gostinho de missão cumprida. “Foi um momento de ver outro tipo de empreendedorismo, um que vai além do financeiro. Esse 8º seminário marca dois anos de trabalho árduo e nos prepara para a formatura com a sensação de termos cumprido nossa missão”.

O Projeto Jovens Empreendedores, promovido pela Giral, capacita jovens de comunidades urbanas e rurais no desenvolvimento de habilidades em gestão, negócios e liderança. A iniciativa busca fomentar a autonomia e a geração de renda, enquanto promove impactos sociais e ambientais nas famílias e comunidades dos participantes. Mais do que o aprendizado teórico-prático, o projeto transforma realidades e amplia horizontes, fortalecendo a visão de que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social.

A iniciativa conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive, Inter-American Foundation (IAF) e apoio do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander, reafirmando o poder do empreendedorismo aliado à educação como ferramentas para mudar o mundo, uma comunidade de cada vez.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: