No calor de Feira Nova, o 8º Seminário – Cultura, Inovação e Empreendimentos Sustentáveis foi repleto de aprendizados e emoção. Realizado como culminância de mais uma etapa do Projeto Jovens Empreendedores, além de alguns resultados e desdobramentos concretos dos módulos de Cultura e Desenvolvimento, Educação Ambiental e Sustentabilidade, e Inovação e Tecnologia, o evento trouxe a sensação de dever cumprido. A poucos dias da formatura das turmas, o seminário marcou o encerramento de um ciclo de mudança e transformação na vida desses jovens.
A mesa de abertura do evento contou com representantes da Prefeitura de Feira Nova, da Mondelez e os educadores responsáveis pelos módulos. Durante as falas, ficou evidente a importância das parcerias e do trabalho conjunto. “Olha, veja bem, a importância é magnífica, né? Quando a gente vê uma parceria dessa se consolidando entre a Prefeitura de Feira Nova e a Giral, é extraordinário! A gente leva essa rapaziada a abrir o horizonte, a abrir a visão de mundo. Estamos contribuindo para formar cidadãos melhores”, destacou Valter Cruz, secretário de administração do município.
Entre os momentos mais marcantes do evento, estiveram as devolutivas dos módulos e as apresentações das ações sociais realizadas pelos jovens. As iniciativas, fruto do módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, envolveram desde bazares populares a campanhas de arrecadação de alimentos. Solayne Vitorino, uma das participantes de Feira Nova, refletiu sobre a experiência: “A Giral trabalha muito isso do social, e eu nunca tinha participado de nada parecido. Me senti muito bem ajudando outras pessoas”.
Juceline Andracélia, estudante e empreendedora no segmento de roupas evangélicas, trouxe um forte depoimento sobre sua trajetória. “Eu fui desacreditada, até pela minha própria família. Foi aí que apareceu essa oportunidade da Giral, e eu disse: ‘Eu quero, eu posso, eu consigo’. Agradeço muito por ter chegado até aqui”, compartilhou, com brilho nos olhos.
A sustentabilidade, tema central do seminário, ganhou ainda mais destaque com a palestra de Mirella Torres, representante da Mondelez, que apresentou práticas sustentáveis da empresa e inspirou os jovens a aplicarem esses conceitos em suas comunidades e negócios.
Para Isabela Carvalho, coordenadora do projeto, o seminário teve o gostinho de missão cumprida. “Foi um momento de ver outro tipo de empreendedorismo, um que vai além do financeiro. Esse 8º seminário marca dois anos de trabalho árduo e nos prepara para a formatura com a sensação de termos cumprido nossa missão”.
O Projeto Jovens Empreendedores, promovido pela Giral, capacita jovens de comunidades urbanas e rurais no desenvolvimento de habilidades em gestão, negócios e liderança. A iniciativa busca fomentar a autonomia e a geração de renda, enquanto promove impactos sociais e ambientais nas famílias e comunidades dos participantes. Mais do que o aprendizado teórico-prático, o projeto transforma realidades e amplia horizontes, fortalecendo a visão de que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social.
A iniciativa conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive, Inter-American Foundation (IAF) e apoio do Programa Amigo de Valor, do Banco Santander, reafirmando o poder do empreendedorismo aliado à educação como ferramentas para mudar o mundo, uma comunidade de cada vez.