A apicultura está se transformando numa promessa econômica ao município de Pombos (na Zona da Mata Norte do Estado, distante 61 Km do Recife). E tudo isso, graças a iniciativa de três jovens da comunidade de Mocó, na Zona Rural da cidade. João Vinicius, de 19 anos, Tamires da Silva, 20, e Joao Vitor de 26, encontraram entre si a paixão pelo cultivo de abelhas como perspectiva para abrir portas ao mercado de produção de mel orgânico. Os jovens instalaram o apiário na zona rural com técnicas modernas e uma extrema preocupação com o meio ambiente.
A experiência apoiada pela Giral foi apresentada no II Seminário Regional Juventudes Gerenciando Sonhos, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 5, na cidade de Feira Nova, realizado pela organização. O encontro reuniu quase 200 jovens da região (Glória de Goitá, Lagoa de Itaenga, Feira Nova e Pombos) – a maioria filhos de agricultores – que se permitiram buscar conhecimento e motivação aos seus projetos de independência financeira.
A palestra de abertura ficou com o secretário de Agricultura de Feira Nova, Emerson Oliveira, o qual levou a própria experiência de empreendedor rural como modelo de incentivo à nova geração de futuros empresários. Outro palestrante foi o secretário da Prefeitura de Pombos e que também atua como um dos monitores do curso, Manasséis Braz Bezerra. Em sua opinião, a autodisciplina, o empoderamento e o empenho durante o processo de criação de um empreendimento que se propõe a ser promissor, são fundamentais para quem almeja a independência financeira.
💭 A analista de projetos do Sebrae de Pernambuco, Kátia Regina, complementou o raciocínio dos palestrantes, destacando que o papel de sua instituição é fortalecer a rede de parcerias em torno de várias formas de empreender; mas que nada adiantaria se os jovens matriculados ao projeto não dessem o primeiro passo: “Não conseguiríamos chegar até aqui se não tivéssemos a força e a vontade de todos eles”, reconheceu.
Na abertura do evento, o presidente da Giral, Leonildo Moura, escolheu encorajar os jovens a socializarem o aprendizado, através da troca experiências como fonte de motivação entre eles. Foi o que aconteceu nas rodas de diálogos – com apoio de monitores da Giral – onde conheceram os projetos de cada colega e debateram estratégias de autonomia para comercialização dos seus produtos. Uma das mais entusiasmada era Leidjane Ana de Araújo dos Santos, que há dois anos trabalha na área de decoração de festas em Lagoa de Itaenga. “Eu pretendo ser uma empreendedora de sucesso e é isso que a Giral tem feito: mostrar que temos capacidade de crescer e acreditar em nossos sonhos”.
A mesma opinião tem a designer de sobrancelhas, Daniele Oliveira, moradora de Pombos e que planeja investir em seu próprio Studio, conhecendo métodos de finanças que lhe ajudem a gerenciar sua empresa. “Hoje eu vivo para meu trabalho e estou aprendendo o que é capital de giro, qual o meu lucro e como investir em novos cursos e equipamentos”. Já vendedora de produtos de Sex Shop de Glória de Goitá, Débora Nascimento, disse ter enfrentado muitos preconceitos, mas que através da Giral, ganhou autoconfiança para fazer valer a escolha por esse nicho de mercado.” Aprendi técnicas para falar mais abertamente com os clientes e deixá-los mais confortáveis quando apresento meus produtos. As minhas vendas só tendem a aumentar”, comemora.
O II Seminário Regional Juventudes Gerenciando Sonhos contou ainda com cinco estandes de vendas de produtos agrícolas orgânicos, artesanatos de vários tipos, doces, chocolates e bolos caseiros, papelaria personalizada, roupas, acessórios, bijuterias e sandálias femininas. Para a coordenadora do Projeto Jovens Empreendedores, Isabela Carvalho, foi recompensador o encontro. “A Giral dá oportunidades a esses jovens de plantar sonhos. A minha expectativa é que esses negócios contribuam na construção de uma vida melhor não só para eles, mas para suas comunidades”. O sentimento de realização de Isabela também é compartilhado pela técnica do projeto e diretora da Casa da Juventudes de Feira Nova, Jaqueline Oliveira. Ela esteve à frente da organização do evento.
Para Jaqueline, tem sido imprescindível ao sucesso dessa iniciativa da Giral a captação de renda e apoio à sustentabilidade dos projetos de cada jovem. Para alcançar essa meta, a ONG lançou durante o seminário, o edital do Fundo Sementes, que disponibilizará recursos na ordem de R$ 2,4 mil, destinados a investimentos nas futuras empresas criadas pelos jovens empreendedores.
O Programa é formado por projetos com foco no empreendedorismo, e conta com o patrocínio da BTG Pactual, Crescera Capital, Local Frio, Nubank, Telefônica Brasil e IAF e apoio das prefeituras de Glória do Goitá, Pombos, Feira Nova e Lagoa do Itaenga.