Giral promove audições para turnê 2025 da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria

O auditório Lúcia Maria de Moura, na sede da Giral em Glória do Goitá, foi tomado por uma miscelânia de sons: entre notas de violas, clarinetes e violoncelos, era possível ouvir sussurros e risos ansiosos. Não fossem os sons dos instrumentos, talvez fosse possível ouvir os batuques dos corações acelerados. Crianças e adolescentes aguardavam atentos o início das audições para a Orquestra Meninas e Meninos da Alegria, realizadas na última sexta-feira de abril. O evento integra uma das ações do projeto, que este ano lança sua segunda turnê com um espetáculo que promete emocionar e encantar os amantes da música nordestina.

“Ontem, dez da noite e ele sem conseguir dormir. Fiquei até reclamando com ele…”, contou Dona Maria José, mãe do pequeno Heitor Celestino, de 10 anos. “E hoje, quando cheguei da academia, ele já estava acordado, com vontade de vir logo.” Acompanhando o filho desde o início no projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento, ela relata os avanços conquistados a partir da prática musical. “Antes ele era mais desligado, agora está mais atento às coisas e melhorou bastante nos estudos”, afirma. Heitor, que toca violoncelo, saiu satisfeito da audição. “Minha expectativa era que fosse um pouquinho mais vergonhoso, mas não. Amei a audição e perdi meu medo de palco, graças a Deus”, disse, aliviado.

Até para quem já integrou a Orquestra em anos anteriores, o momento foi de grandes expectativas. João Vitor, clarinetista de 14 anos, reconheceu que poderia ter feito uma apresentação melhor, mas acredita que tem chances de voltar à formação. “Eu gostei muito da audição. Foi um momento bonito, escutei meus amigos e amigas tocando muito bem.” Já a violoncelista Lorena Calheiros, também com 14 anos, falou da possibilidade de participar da turnê como uma oportunidade de ampliar seus horizontes: “Minha expectativa para essa audição é conseguir entrar na Orquestra e realizar a turnê, onde eu posso conhecer novos lugares e me desafiar a aprender novas músicas.”

Assim como Heitor, João Vitor e Lorena, outras dezenas de crianças e adolescentes passaram pelo processo de audição, que avaliou aspectos como postura corporal, técnica e performance musical. Mais do que selecionar os integrantes da turnê, o momento serviu para incentivar e reconhecer a dedicação, o compromisso e a valorização do esforço individual e coletivo.

“O projeto tem 150 crianças, e quem passar nessas audições representará essas pessoas em todos os lugares onde a orquestra se apresentar. Estaremos levando o nome do nosso projeto e da Giral!”, disse Leonardo Oliveira, maestro e um dos coordenadores do projeto. Que, ao fim das apresentações, deixou uma mensagem de incentivo aos participantes: “Todos aqui já são vencedores e vencedoras! Tocar ali na frente não é fácil, mas vocês conseguiram.” Jonatas Araújo, também maestro e coordenador, destacou com alegria o nível das performances: “Estamos muito felizes com esse resultado. As apresentações atenderam todas as nossas expectativas!”

Turnê 2025

A turnê Nossos Sonhos Movem o Mundo, em 2024, passou por 10 cidades, incluindo Recife e Olinda, com apresentações que emocionaram o público não somente pelo repertório, mas pela entrega, dedicação e talento dos jovens músicos. Este ano, a proposta é democratizar o acesso à arte e a cultura, levando a Orquestra para o interior, em municípios com pouco ou nenhum acesso à música clássica.

Intitulado “Meninas e Meninos da Alegria Tocam o Nordeste”, o novo espetáculo traz novamente os textos do poeta Sérgio Ricardo e mergulha no universo musical nordestino, exaltando sua força, beleza e diversidade cultural.

O Projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento é uma realização da Giral e conta com o patrocínio da BB Seguros. Que assim como a Giral, acredita na música como instrumento de transformação social!

O que está buscando?

Search

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: