Com o projeto Adolescentes e Jovens Transformando o Campo e a Cidade, a Giral está apoiando iniciativas de empreendedorismo no município de Pombos, na Zona da Mata Norte, a 60 quilômetros do Recife. Os projetos são enquadrados em serviços, comércio e atividade agrícola e está beneficiando, neste primeiro ano, 50 participantes entre 16 e 21 anos. “Sabemos o quanto é importante apoiar a juventude nesse caminho e que essa transformação é ampla e impacta a comunidade e a sociedade”, comenta o presidente, Leonildo Moura. Os projetos aprovados recebem mentoria para serem desenvolvidos e o investimento de R$ 900, individualmente, para as primeiras aquisições.
Um dos projetos que mais chama atenção é de apicultura. “São três jovens envolvidos nesse projeto, que tem muito potencial para dar certo. Juntaram os créditos e com a verba inicial de R$ 2.700 foi possível adquirir os instrumentos necessários para a atividade apícola”, comenta Leonildo.
Todos os projetos contemplados passam pela avaliação de um comitê gestor, formado por lideranças do município. A avaliação leva em conta a viabilidade dos projetos, analisando a ideia, orientando a condução e projetando resultados. Há ainda projetos na área de Beleza (cabelereiro e manicure), Empreendedorismo Social (que trabalha a autoestima feminina) e artesanato.