Explorar as possibilidades da Inteligência Artificial na educação tem sido uma das ações do Projeto Educação e Tecnologia Promovendo Cidadania, que recentemente realizou uma ação na Escola Estadual Paroquial de Menores, em Glória do Goitá. Durante o evento, nossos educadores compartilharam reflexões sobre como as IA’s podem ser ferramentas de apoio para estudantes e professores, apresentando uma variedade de usos e aplicações.
Não se limitando a explorar os benefícios das IA’s no reforço aos estudos, a palestra também promoveu um debate ético importante sobre o uso dessas ferramentas. Enfatizando que o objetivo do seu uso não é o de substituir o esforço humano, mas de fornecer auxílio nos processos de aprendizado. Essa reflexão ética é essencial para garantir que as tecnologias sejam utilizadas de forma responsável e consciente.
Para Mary Jane, estudante do 3º Ano, a experiência foi esclarecedora e inspiradora. Além de compreender melhor o funcionamento das IA’s, ela já vislumbra possibilidades de aplicação dessas tecnologias em seus estudos. “Antes, eu só estudava por meio de livros e videoaulas, mas agora vejo outras formas”, compartilhou entusiasmada. A estudante mostrou-se ainda, ansiosa para os cursos do projeto, que devem abrir inscrições ainda no fim desse semestre.
Ao capacitar estudantes e educadores para o uso responsável e criativo dessas tecnologias, estamos despertando uma geração mais preparada e adaptável para enfrentar os desafios do futuro.
O Projeto Educação e Tecnologia Promovendo Cidadania é uma iniciativa da Giral, com patrocínio da NTT DATA Brasil, Movecta e Fábrica Carioca de Catalisadores.