O sonho da garotinha Jenifer Isabelly, de apenas 7 anos, é ter as joias do infinito – que são pedras poderosos criadas por entidades cósmicas no filme Os Vingadores – para fazer um único pedido: “Que a Giral seja infinita”. É tudo o que ela pensa quando se refere aos momentos que passa em sala de aula, na unidade da Giral, em Pombos. Onde, no último dia 9, a organização realizou uma emocionante cerimônia de formatura para 80 crianças e adolescentes que concluíram o programa de Letramento Digital, Canva e linguagem IA (Projeto Educação e Tecnologia); Oficinas do Saber, com educação integral: leitura e arte, além das aulas de canto da Oficina de Coral. A iniciativa tem a proposta de empoderar jovens estudantes com habilidades inovadoras, através de uma abordagem interativa e divertida.
A estudante Anair Fonseca, de 13 anos, recebeu o certificado do curso de Inteligência Artificial (IA): “Aprendi muitas coisas que estão me ajudando nos meus estudos. Coisas que eu nem fazia ideia de que existiam, inclusive, já baixei aplicativos de IA e uso no meu dia a dia”, revela.
Durante o curso, os alunos de Pombos aprenderam conceitos fundamentais de letramento digital, design gráfico com Canva e introdução à linguagem de programação IA. Eles desenvolveram habilidades práticas, criando projetos criativos e interagindo com tecnologias emergentes, além de aulas de reforço escolar e atividades lúdicas.
“A dedicação, o apoio das famílias e o entusiasmo de todos eles foram fundamentais para chegarmos até aqui”, ressaltaram as coordenadoras Josiane Araújo e Manuela Gomes.
A Giral está presente em Pombos há mais de um ano, com a realização de atividades. O Projeto de Tecnologia, tem o patrocínio do Google Brasil, NTT Data Brasil, Fábrica Carioca de Catalisadores e Movecta. Enquanto a Oficina do Saber – Projeto Educação Integral de Crianças e Adolescentes – conta com o apoio financeiro do Amigo de Valor, do Banco Santander.