.

Giral fecha parceria com escola de Ipojuca

O sucesso de um relacionamento afetivo começa pelo diálogo e confiança. Foi assim que descreveu o diretor da Escola Municipal Mário Júlio do Rego ao formalizar a parceria com a Giral, durante visita à sede da ONG nesta quinta-feira, em Glória do Goitá. “Namoramos, noivamos e nos casamos”, disse José Antônio da Silva, que há três anos está à frente da escola localizada no Loteamento Canoas, em Nossa Senhora do Ó, distrito de Ipojuca (na Região Metropolitana do Recife). A Mário Júlio do Rego é referência do Ensino Fundamental, atendendo a 804 alunos em tempo integral (das 6ª e 7ª Série) e regular (para turmas de 8º a 9º).

José Antônio trouxe com ele 20 professores para conhecerem de perto os projetos desenvolvidos pela Giral nas áreas de educação, empreendedorismo, arte, música, teatro, balé, informática, modelagem e biblioteca itinerante. A primeira parada foi na Escola Municipal Lídia Borella Dornelas Câmara, que fica no Bairro da Cohab, periferia de Glória. O grupo foi recepcionado pela diretora, Dianne Luz, que mostrou a horta integrada ao Projeto de Educação Ambiental Sustentável – realizado em parceria com a Giral – de onde tudo que é plantado é destinado à merenda dos 120 alunos matriculados na Creche e Ensino Fundamental.

O grupo foi recepcionado na sede da ONG pelas crianças que participam do Projeto de Música e Arte. “Estou impactada. A Giral abre agora um leque de possibilidades que podemos oferecer aos nossos alunos. Não só pelo aspecto dos recursos financeiros, mas principalmente pelo conhecimento”, reagiu a professora de Ciência e Tecnologia, Jaqueline Souza. O mesmo raciocínio é do professor de Educação Física, Érick Márcio que chegou interessado em ações aos esportes. “Mantenho o Projeto Sociedade Esportiva Vila Real. Acredito que possamos receber apoio da Giral para nossas várias modalidades esportivas”, disse, referindo-se à instituição que assiste a 70 crianças na faixa-etária de 8 a 17 anos, no município de Sirinhaém (no Litoral Sul do Estado).

Durante a visita, o diretor da Mário Júlio do Rego formalizou a parceria com a Giral em pelo menos três projetos: Educação Ambiental Sustentável; Leitura e Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores. “A Giral nos ensina muito a respeito do protagonismo social. Esse intercâmbio tem uma importância muito grande, porque nos dá a oportunidade de juntos impactarmos e transformarmos nossa comunidade escolar”, enfatizou.

Antes de conheceram todas as salas de aulas e departamentos de projetos da sede da Giral, os professores escutaram depoimentos de alunos do Projeto de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores, os quais já estão conquistando espaço econômico, graças aos módulos de aulas que os ajudam a formatarem seus negócios e nichos empresariais. É o caso da aluna do projeto em Glória do Goitá, Anne Évila da Silva, de 30 anos, que ao lado do marido, mantém uma marcenaria no Bairro Irã.

Anne Évila relatou que recentemente, participou do cadastro para apresentar seu orçamento à produção de móveis para a Fábrica Nissin Food Brasil, com sede em São Paulo e cuja única filial no Brasil fica na PE-050, em Glória do Goitá. A marcenaria ganhou a concorrência e ainda fechou contrato exclusivo para fornecimento de móveis às áreas de recepção e cozinha da Nissin Food; com perspectiva de expandir os negócios ao demais setores da empresa. “O que aprendi nas aulas do projeto foram fundamentais para conquistarmos essa vitória”, reconhece Anne Évila.

O vice-diretor da Mário Júlio do Rego, Wellington Maurício de Almeida disse estar levando ao município de Ipojuca a certeza de que a parceria com a Giral vai agregar resultados absolutos. O presidente da Giral, Leonildo Moura aceitou de bate-pronto ao convite de participar da ala dedicada à Educação Sustentável no Desfile Cívico que acontecerá no próximo dia 7 de setembro, em Ipojuca (Feriado da Independência do Brasil). “Estamos muito felizes com esse intercâmbio. A nossa parceria com a Mário Júlio do Rego somente agregará resultados positivos. É nítido o reconhecimento que recebemos dos professores e isso nos valida cada vez mais diante da sociedade e dos nossos demais parceiros”, reconhece Leonildo, antecipando que no próximo dia 29, será a vez da equipe Giral retribuir a visita à escola em Nossa Senhora do Ó.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: