Giral faz homenagem ao Dia do Pedagogo na UNIFAFIRE

“Nós sabemos quais são os desafios que a Giral tem superado quando se refere à educação no campo. Quando a gente traz meninas e meninos da zona rural para fazerem uma apresentação a um público diverso dentro de uma universidade e na capital do Estado, isso serve para a gente tomar consciência do que representa esse momento para essas crianças e adolescentes”, disse entusiasmada, a Reitora do Centro Universitário Franssinetti do Recife (UNIFAFIRE), Maria das Graças Soares após a apresentação da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria da Giral, que marcou na segunda-feira (20), a abertura do Dia do Pedagogo e 27º Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil.

A plateia formada por coordenadores de cursos, professores e estudantes de Pedagogia e Letras foi ao delírio durante o concerto da orquestra. Os maestros Jonatas Araújo e Leonardo Oliveira levaram ao palco canções populares como Asa Branca de Luiz Gonzaga; a Nona Sinfonia de Beethoven (composta em maio de 1824, em Viena, quando o músico já estava surdo); o Sítio do Pica Pau Amarelo do cantor e compositor Dori Caymmi e ainda, ousaram dar um novo arranjo musical para Viva La Vida do grupo londrino Coldplay.

A Reitora da UNIFAFIRE fez questão que cada criança e adolescente se apresentassem ao público: “Eles têm um rosto, tem um nome, tem uma história e todos nós queremos conhecê-los”, enfatizou. A solenidade marcou a assinatura do convênio entre as duas instituições, que permitirá intercâmbio de conhecimentos, cooperação técnica e oportunidades de descontos para cursos destinados aos alunos da Giral.

Tanto o fundador da ONG, Everaldo Costa, quanto o presidente da instituição, Leonildo Moura sublinharam a trajetória de 16 anos da Giral, que atualmente mantem nove projetos em educação integral e sustentável, empreendedorismo, tecnologia, artes plásticas, teatro, música, balé, uma biblioteca itinerante, beneficiando cinco mil crianças e adolescentes da Zona da Mata Norte, a partir do município de Glória do Goitá (a 62 km do Recife). A instituição atende ainda a 110 idosos nos Projeto Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem. “Nós defendemos que a educação de qualidade é feita acreditando nas pessoas, incentivando as pessoas a sonharem”, acentuou Everaldo Costa.

Nos bastidores, a ansiedade das crianças e adolescentes foi logo acalmada pela alegria de participarem da apresentação que marca a 1ª Turnê da Orquestra de Câmara em Pernambuco, com previsão de chegar a dez municípios do Estado no segundo semestre deste ano.

“Estou muito grata por esse momento. A música é meu único hobby”, revela a estudante Cláudia Victória, de 14 anos, que toca viola de arco. O seu colega de orquestra, Fábio Caike, de 14 anos, está há apenas um mês na Giral e disse estar feliz por ter sido aprovado na audição seletiva da turnê. Ele foi colocado estrategicamente como percussionista do grupo. O violonista Kleyton Daniel, de 13 anos, revelou que os pais não ficaram nem um pouco surpresos com a escolha do seu nome para a orquestra: “A reação deles foi tranquila. Eles sabem que sou muito dedicado”, disse, enquanto esperava subir ao palco do auditório da UNIFAFIRE. O Projeto Meninas e Meninos da Alegria da Giral – e que mantem há um ano e meio a Orquestra de Câmara, é patrocinado pela BB Seguros.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: