“Nós sabemos quais são os desafios que a Giral tem superado quando se refere à educação no campo. Quando a gente traz meninas e meninos da zona rural para fazerem uma apresentação a um público diverso dentro de uma universidade e na capital do Estado, isso serve para a gente tomar consciência do que representa esse momento para essas crianças e adolescentes”, disse entusiasmada, a Reitora do Centro Universitário Franssinetti do Recife (UNIFAFIRE), Maria das Graças Soares após a apresentação da Orquestra de Câmara Meninas e Meninos da Alegria da Giral, que marcou na segunda-feira (20), a abertura do Dia do Pedagogo e 27º Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil.
A plateia formada por coordenadores de cursos, professores e estudantes de Pedagogia e Letras foi ao delírio durante o concerto da orquestra. Os maestros Jonatas Araújo e Leonardo Oliveira levaram ao palco canções populares como Asa Branca de Luiz Gonzaga; a Nona Sinfonia de Beethoven (composta em maio de 1824, em Viena, quando o músico já estava surdo); o Sítio do Pica Pau Amarelo do cantor e compositor Dori Caymmi e ainda, ousaram dar um novo arranjo musical para Viva La Vida do grupo londrino Coldplay.
A Reitora da UNIFAFIRE fez questão que cada criança e adolescente se apresentassem ao público: “Eles têm um rosto, tem um nome, tem uma história e todos nós queremos conhecê-los”, enfatizou. A solenidade marcou a assinatura do convênio entre as duas instituições, que permitirá intercâmbio de conhecimentos, cooperação técnica e oportunidades de descontos para cursos destinados aos alunos da Giral.
Tanto o fundador da ONG, Everaldo Costa, quanto o presidente da instituição, Leonildo Moura sublinharam a trajetória de 16 anos da Giral, que atualmente mantem nove projetos em educação integral e sustentável, empreendedorismo, tecnologia, artes plásticas, teatro, música, balé, uma biblioteca itinerante, beneficiando cinco mil crianças e adolescentes da Zona da Mata Norte, a partir do município de Glória do Goitá (a 62 km do Recife). A instituição atende ainda a 110 idosos nos Projeto Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem. “Nós defendemos que a educação de qualidade é feita acreditando nas pessoas, incentivando as pessoas a sonharem”, acentuou Everaldo Costa.
Nos bastidores, a ansiedade das crianças e adolescentes foi logo acalmada pela alegria de participarem da apresentação que marca a 1ª Turnê da Orquestra de Câmara em Pernambuco, com previsão de chegar a dez municípios do Estado no segundo semestre deste ano.
“Estou muito grata por esse momento. A música é meu único hobby”, revela a estudante Cláudia Victória, de 14 anos, que toca viola de arco. O seu colega de orquestra, Fábio Caike, de 14 anos, está há apenas um mês na Giral e disse estar feliz por ter sido aprovado na audição seletiva da turnê. Ele foi colocado estrategicamente como percussionista do grupo. O violonista Kleyton Daniel, de 13 anos, revelou que os pais não ficaram nem um pouco surpresos com a escolha do seu nome para a orquestra: “A reação deles foi tranquila. Eles sabem que sou muito dedicado”, disse, enquanto esperava subir ao palco do auditório da UNIFAFIRE. O Projeto Meninas e Meninos da Alegria da Giral – e que mantem há um ano e meio a Orquestra de Câmara, é patrocinado pela BB Seguros.