O acesso a tecnologia ainda é um desafio para muitas crianças. Mas na Giral elas tem a oportunidade de utilizar tablets nas formações presenciais, e além dos novos conhecimentos, aprendem a manusear o equipamento. Os aparelhos foram doados pelo Programa Criança Esperança, para diminuir as condições de exclusão digital na infância.
“A pandemia nos obrigou a aprender novas formas de adaptação aos estudos. Mas, nesse novo tempo, muitas crianças ficaram sem estudar pela falta de acesso a equipamentos e redes de conexão. Na Giral, queremos mostrar que há condições e meios para diminuir essa desigualdade”, comenta o presidente da Giral, Leonildo Moura.
Durante a pandemia, a organização realizou uma pesquisa para analisar a situação da educação remota das crianças atendidas e constatou que, entre os motivos da ampliação da evasão escolar, estavam a falta de acesso a telefones, computadores e conexão com internet. A disponibilização de tablets para as crianças é um dos meios para inseri-las no mundo digital, garantindo educação inclusiva e de qualidade.