Histórias que Inspiram
Mãe solo, que apesar de enfrentar uma realidade que assola várias mulheres brasileiras – cerca de 54% delas são mães
O Giral forma diretamente, crianças, adolescentes e jovens.
Para crianças e adolescentes, dos 6 aos 17 anos, é oferecida formação em educação integral, no contraturno escolar, com atividades educativas, culturais e esportivas: teatro, balé, desenho, pintura, artesanato, literatura, libras, futebol, línguas e reforço escolar. Fazendo jus ao seu slogan, presta ainda atendimento psicológico, odontológico e de serviço social.
Para os jovens, com o lema de “acreditar nas juventudes, para fazer transformação social, ” é oferecida capacitação em cursos de qualificação profissional, formação política, liderança e comunicação, incentivando a atuação em espaços de articulação política para a incidência em políticas públicas, e geração de renda para a inclusão social.
Ao transformar os caminhos dos interagentes, o Giral oferece possibilidade às famílias, promove melhorias econômico-sociais de médio e longo prazo, contribuindo para transformações sociais e garantia de cidadanias.
O Giral é integralmente dedicado ao desenvolvimento de pessoas e acredita que a multidisciplinaridade é essencial para a formação de suas crianças e adolescentes. Para isso, conta com profissionais de diversas competências. Um time que inclui comunicadores, administradores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e educadores aptos a lidar com as especificidades de cada indivíduo.
DIRETORIA
Diretor Presidente – Leonildo de Moura Souza
Diretora Secretária – Virgínia Alves de Almeida
Diretora Administrativa e Financeira – Maria Lúcia de Araújo
Presidente do Conselho Fiscal – Klênia Carla de Mendonça
Vice presidente do Conselho Fiscal – Emerson Ednaldo Matias
1º Titular do Conselho Fiscal – Valdir Luiz de Jesus
1º Suplente do Conselho Fiscal – Manásseis Braz Bezerra
2º Suplente do Conselho Fiscal – Marivaldo Severino da Silva
3º Suplente do Conselho Fiscal – Daiana da Costa Borba
Para realizar todo o trabalho de formação e articulação para o desenvolvimento das pessoas e da região, o Giral conta com a participação de diversos voluntários que doam tempo e técnica em diferentes grupos e funções.
– Associados: participam das assembleias, encontros e formações. Eles também compõem o quadro de diretores e formam o conselho fiscal da organização. Reúnem-se, no mínimo, uma vez por ano, em assembleia ordinária. Discutem, aconselham, avaliam e direcionam o planejamento e orçamento das ações anuais. Para se tornar sócio, o interessado precisa ser indicado por um associado ativo e ter sua indicação aprovada pela assembleia.
– Educadores: Envolvem-se, diretamente, com muita dedicação e zelo, na formação das pessoas. Realizam aulas de música, língua estrangeira, libras, artes e esportes para as crianças, adolescentes e jovens. São profissionais que oferecem tempo, talento e habilidade para formar outras pessoas. No Giral, esse grupo é recebido, diariamente, e faz parte da estrutura organizacional.
– Dentistas: Tratam da saúde bucal das crianças. Realizam tratamento, palestras, avaliações, dão dicas de cuidados e prevenções.
– Palestrantes: Profissionais que são convocados para realizar palestras temáticas e formações para educadores, parceiros, crianças e adolescentes e suas famílias.
O dom de fazer bem e de ser útil tem retorno certo e, no trabalho com o Giral, voluntários e associados têm a oportunidade de vivenciar o progresso e a gratidão de quem recebe e de quem oferece a mão ao próximo.
Desde 2007, o Giral sabe que já construiu muita coisa, que já formou muita gente. Mas é sempre bom saber o que as pessoas falam sobre suas experiências e participações na organização.
Mãe solo, que apesar de enfrentar uma realidade que assola várias mulheres brasileiras – cerca de 54% delas são mães
Apesar do grande índice de desigualdade social no Brasil – o qual atinge diretamente o desenvolvimento socioeconômico de crianças e
Maria Vitória tem 17 anos e muitos sonhos. É detentora de um talento invejável que foi despertado nas oficinas de
Jovem de origem rural, Maria da Glória, 18, tem um currículo recheado de experiências incríveis. Fez artes e teatro na
O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: