Um palco e muitos desfiles, danças e músicas protagonizados por adolescentes negros da cia de dança Dançart, da Giral. O evento denominado – A voz da resistência, acontece na quinta (25), a partir das 18h, na RGF Hall, em Glória do Goitá. Um espetáculo que promete, além de cultuar a africanidade brasileira, de forma artística e cultural, despertar a população para a luta contra o racismo e a equidade social das pessoas negras.
A mostra foi pensada e planejada por jovens, estudantes de escolas públicas, com orientação do educador Jailson Santana e faz parte da programação do mês da consciência negra. “Os jovens artistas participaram de toda a produção do evento. Desde a criação e escolha das músicas, cenários e figurinos até a finalização da programação”, comenta Santana.
No momento, além do espetáculo da cia de dança, os jovens irão realizar desfiles e apresentações individuais. As roupas utilizadas nos desfiles ficarão expostas para serem comercializadas na sede da Giral, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em ações de empreendedorismo juvenil.
O público do evento será formado por parceiros da organização, familiares dos jovens, autoridades e pessoas da comunidade que adquiriram o ingresso. Os bilhetes estão sendo vendidos na instituição e custam R$ 5. Os valores arrecadados serão revertidos para pagamento do cachê dos jovens, como forma de incentivo à arte.
Giral encerra 2024 com avaliação coletiva e celebração de conquistas
Na última segunda-feira (16), no auditório Lúcia Maria de Moura, as equipes da Giral se reuniram para um