Ao entrar na sala da Escola de Moda, vemos todas as alunas em volta da mesa, onde um dos educadores ensina o corte das peças a partir dos moldes que as próprias alunas confeccionaram. É o educador que nos indica Ivonete Maria para conversar. A aluna responde ao nosso “bom dia” apontando para as roupas estendidas na sua bancada: uma blusa e uma saia. “Olha só o que eu já consegui fazer pra minha menina”, diz orgulhosa.
Nascida na zona rural de Caruaru, mas moradora de Glória do Goitá desde os 8 anos de idade, Ivonete disse que tinha planos de sair da cidade. “Mas hoje já não pretendo mais, porque as oportunidades estão chegando pra nossa idade e eu estou abraçando todas”. Com 42 anos e sem histórico de costureiras em sua família, a dona de casa disse que sempre sonhou em aprender a profissão. “Só a zoada da máquina [de costura] já mexe comigo”, diz rindo.
Quando fala sobre futuro, Ivonete diz decidida: “meus planos são altos”. Pretende aprimorar as habilidades que está desenvolvendo no curso e deseja abrir sua própria loja, com peças e roupas costuradas por ela. “Quando eu cheguei aqui, na primeira aula, o professor disse assim: ‘você tem que perder o medo’. Aí eu fiz. Tudo na vida a gente tem que perder o medo!” São histórias como essa que encontramos entre as máquinas e equipamentos da Escola. Histórias de jovens, adultas e idosas que através da educação, têm tido a chance de enfrentar seus medos e concretizar seus sonhos.
Assim como Ivonete, outras 200 alunas estão matriculadas no curso de corte e costura da Escola de Moda da Giral. E, a partir dessa formação de 3 meses, desenvolvem aptidões e habilidades que vão além do trabalho com a tesoura e as agulhas. Empreendedorismo, empoderamento e valorização do seu próprio trabalho, são algumas das questões trabalhadas direta e indiretamente ao longo da formação.
Atualmente a Escola de Moda conta com duas turmas do curso básico e uma do avançado. Dispõe de uma estrutura com cerca de 40 máquinas industriais de última geração. Com formações em Oficinas de Corte, Costura e Modelagem, o espaço tem como intuito ser transformado em um ateliê capaz de gerar emprego e renda com a produção de confecções, atendendo ao mercado e a própria demanda de fardamento para projetos da Giral.
O público do projeto é formado por mulheres idosas dos Projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem e conta com o patrocínio da Volkswagen Financial Services, AstraZeneca, Instituto Ultra, Alura, Movecta, Cia Muller, BB Seguros, BTG Pactual, Perfect Automotive e parceria do Ministério das Mulheres – Termo de Fomento nº 951007/2023.