Envelhecimento Ativo e Autocuidado são temas de Roda de Conversa em Apoti

“Não vou deixar de viver não. Com 74 anos eu quero ir pra frente!”. Frases como essa ecoaram no terraço da casa de nossa educadora Adriana Bezerra, em Apoti, distrito de Glória do Goitá. Na tarde da última segunda-feira(30), estiveram reunidas as participantes dos projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem, em um evento que discutiu qualidade de vida e envelhecimento ativo. A roda de conversa, conduzida pela psicóloga Larissa Lima, reuniu pessoas de diversas faixas etárias para discutir o tema “Envelhecimento Ativo: movimento e qualidade de vida”, proporcionando um espaço de troca de experiências e aprendizado sobre o autocuidado.

Durante o momento os participantes foram convidados a compor uma “caixa de ferramentas para o autocuidado”. Em uma cartolina, eles compartilharam imagens e frases que representavam suas práticas de cuidado pessoal, como “tomar um banho relaxante”, “realizar trabalhos criativos” ou “mesmo caminhar com amigos”. A dinâmica evidenciou a importância de cultivar hábitos simples, mas essenciais para o bem-estar e o autocuidado no nosso cotidiano.

A psicóloga Larissa Lima destacou a importância de abordar o envelhecimento ativo para pessoas de todas as idades, reconhecendo a diversidade do público presente. “Falar de qualidade de vida é falar também de preservação e valorização da vida. Trouxemos uma reflexão sobre o autocuidado, para que cada um pudesse identificar suas próprias ferramentas para enfrentar as adversidades do dia a dia”, explicou a psicóloga.

O primeiro momento do evento foi encerrado de maneira especial com os participantes cantando a música “Tá Escrito”, do grupo Revelação, em um clima de otimismo e superação. O refrão, “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé. Manda essa tristeza embora”, ecoou como um lembrete de esperança e força.

Após a roda de conversa, os participantes seguiram para a academia da cidade, onde realizaram exercícios e dançaram sob a orientação do educador físico Marcelo, reforçando a conexão entre movimento, saúde física e bem-estar emocional.

A atividade faz parte das ações do Projeto Sonhos Não Envelhecem e Vida Feliz e conta com o patrocínio da Volkswagen Financial Services, AstraZeneca, Instituto Ultra, Alura, Movecta, Cia Muller, BB Seguros, BTG Pactual e Perfect Automotive.

O que está buscando?

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: