Encontro com famílias marca início da turnê 2025 da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria

No último sábado (10), a sede da Giral em Glória do Goitá se encheu de afeto e música. Com presença de mães, pais e responsáveis, a equipe do projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento promoveu um encontro com as famílias das crianças e adolescentes que farão parte da turnê 2025 da Orquestra. O encontro foi um convite à escuta, ao acolhimento e à construção coletiva desse novo ciclo.

Após as audições realizadas em abril, os músicos selecionados receberam oficialmente o fardamento da turnê — momento simbólico que marcou o início dessa nova etapa. Durante a reunião, a equipe apresentou detalhes sobre o novo espetáculo, como o tema, a proposta de repertório e as cidades que deverão receber a Orquestra. Também foram repassadas orientações sobre ensaios, avaliações e o acompanhamento pedagógico e musical das crianças.

Mas o principal destaque do encontro foi a reflexão sobre o papel das famílias nesse processo de formação. Para a Giral, a família é essencial no desenvolvimento das crianças e adolescentes dentro e fora da música. Como apontou Jonatas Araújo, coordenador do projeto, esse percurso é construído a muitas mãos: “Eu gosto de dizer que é um tripé: os pais, os educandos e a instituição. O objetivo do dia de hoje foi justamente fazer essa integração, para que o processo se torne mais simples e com mais pertencimento”.

A fala ecoa o que foi vivido no encontro. Muitos familiares reconheceram a importância da música na vida dos filhos — não apenas como expressão artística, mas como oportunidade de crescimento, descoberta e disciplina. “O que essas crianças vivenciam aqui é muito significativo”, afirmou Everaldo Costa, fundador da Giral. “Independente se vão seguir na música ou não, os aprendizados que estão tendo aqui vão acompanhá-los pelo resto da vida. A música nos dá esse ‘poder’ da presença, de estarmos perto dos nossos filhos. Valorizem isso!”

O envolvimento das famílias já se reflete na trajetória dos educandos. Cláudia Victória, jovem violista, falou sobre o sentimento de voltar à Orquestra e a expectativa para o novo ciclo. “Estar na Orquestra de novo é um recomeço. Vamos conhecer pessoas novas, lugares novos, saber mais sobre a nossa cultura. Minha expectativa está muito alta. As músicas são novas, mais desafiadoras, mas a gente vai conseguir”, disse confiante. Sua mãe, Uterleide Oliveira, reforçou a importância do projeto não só para o desenvolvimento artístico, mas também pessoal e social. “Essa turnê é muito importante. Dá oportunidade de aprender, se desenvolver e conhecer novos espaços. Só tenho a agradecer à Giral por contribuir com o crescimento dessas crianças para um mundo melhor.”

Durante o encontro, a equipe do projeto também anunciou uma novidade: os 25 músicos da Orquestra receberão uma bolsa de incentivo ao longo da turnê. A ideia é reforçar o compromisso dos jovens com a formação musical, reconhecer o esforço e valorizar o protagonismo de cada um nesse processo.

Com o tema “Meninas e Meninos da Alegria Tocam o Nordeste”, a turnê 2025 trará um repertório inspirado na cultura popular nordestina, com textos do poeta Sérgio Ricardo, arranjos inéditos e novas cidades no roteiro. Assim como na primeira turnê, realizada em 2024, a proposta é interiorizar o acesso à música e à cultura, promovendo apresentações gratuitas em municípios com pouco ou nenhum contato com a música de concerto.

Realizado pela Giral, o projeto conta com o patrocínio da BB Seguros, que assim como nós, acredita na potência da arte e da educação como caminhos de transformação social.

O que está buscando?

Search

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: