Estudantes do Projeto Jovens Empreendedores demonstram, com ações solidárias, como o empreendedorismo pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Em Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pombos, esses jovens promoveram iniciativas solidárias em um trabalho que integra empreendedorismo com responsabilidade social e ambiental. As atividades são desdobramentos do Módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, que aconteceu no último mês.
Promovido pela Giral, o Projeto Jovens Empreendedores capacita jovens do campo e da cidade no desenvolvimento de habilidades em negócios, gestão e liderança, incentivando-os a identificar oportunidades, criar projetos e fortalecer iniciativas próprias. Além de promover autonomia e geração de renda, o projeto estimula o impacto positivo nas comunidades onde os participantes atuam, reforçando a importância de uma formação completa, tanto econômica quanto social e ambiental.
No recente módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, os jovens aprenderam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que englobam aspectos econômicos, sociais e ambientais. Segundo a coordenadora do projeto, Isabela Carvalho, os alunos foram desafiados a desenvolver ações que refletissem esses três pilares. “As turmas se engajaram de forma autônoma, criando projetos que mobilizaram as comunidades e impactaram positivamente quem mais precisa”, explica Isabela.
Iniciativas que inspiram
Em Pombos, duas ações simultâneas foram promovidas: uma limpeza do espaço do Cristo, ponto turístico da cidade, e serviços de beleza oferecidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende idosos no município. Em Feira Nova, os jovens arrecadaram alimentos em troca de serviços de design de sobrancelha. “Recebemos muitos comentários positivos e servimos de exemplo para outros grupos. Agora, estamos nos preparando para organizar um bazar e arrecadar mais alimentos para doar à comunidade”, compartilha Patrícia Maria, jovem empreendedora e aluna do projeto. Em Lagoa de Itaenga, a ação solidária, marcada para o próximo dia 20, oferecerá cortes de cabelo, manicure e pedicure, também em troca de alimentos, que serão arrecadados e doados para a comunidade.
Essas mobilizações têm sido oportunidades para os jovens atuarem diretamente nas comunidades e sensibilizarem a população para ações solidárias. Como culminância das iniciativas, no Seminário Regional do projeto, que será realizado no próximo dia 22, em Feira Nova, haverá uma arrecadação de alimentos a serem doados a famílias vulneráveis do município-sede.
O Projeto Jovens Empreendedores reafirma o compromisso da Giral com a inclusão e a cidadania, capacitando jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas para serem agentes de transformação social. A rede de solidariedade criada pelo projeto destaca o poder de ações colaborativas em prol do bem comum, impactando positivamente a vida de diversas pessoas e inspirando novas formas de empreender com propósito e responsabilidade. A iniciativa realizada pela Giral, conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive e Inter-American Foundation (IAF).