Empreendedorismo Social: Ações solidárias acontecem simultaneamente em quatro municípios

Estudantes do Projeto Jovens Empreendedores demonstram, com ações solidárias, como o empreendedorismo pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Em Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pombos, esses jovens promoveram iniciativas solidárias em um trabalho que integra empreendedorismo com responsabilidade social e ambiental. As atividades são desdobramentos do Módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, que aconteceu no último mês.

Promovido pela Giral, o Projeto Jovens Empreendedores capacita jovens do campo e da cidade no desenvolvimento de habilidades em negócios, gestão e liderança, incentivando-os a identificar oportunidades, criar projetos e fortalecer iniciativas próprias. Além de promover autonomia e geração de renda, o projeto estimula o impacto positivo nas comunidades onde os participantes atuam, reforçando a importância de uma formação completa, tanto econômica quanto social e ambiental.

No recente módulo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, os jovens aprenderam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que englobam aspectos econômicos, sociais e ambientais. Segundo a coordenadora do projeto, Isabela Carvalho, os alunos foram desafiados a desenvolver ações que refletissem esses três pilares. “As turmas se engajaram de forma autônoma, criando projetos que mobilizaram as comunidades e impactaram positivamente quem mais precisa”, explica Isabela.

Iniciativas que inspiram

Em Pombos, duas ações simultâneas foram promovidas: uma limpeza do espaço do Cristo, ponto turístico da cidade, e serviços de beleza oferecidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende idosos no município. Em Feira Nova, os jovens arrecadaram alimentos em troca de serviços de design de sobrancelha. “Recebemos muitos comentários positivos e servimos de exemplo para outros grupos. Agora, estamos nos preparando para organizar um bazar e arrecadar mais alimentos para doar à comunidade”, compartilha Patrícia Maria, jovem empreendedora e aluna do projeto. Em Lagoa de Itaenga, a ação solidária, marcada para o próximo dia 20, oferecerá cortes de cabelo, manicure e pedicure, também em troca de alimentos, que serão arrecadados e doados para a comunidade.

Essas mobilizações têm sido oportunidades para os jovens atuarem diretamente nas comunidades e sensibilizarem a população para ações solidárias. Como culminância das iniciativas, no Seminário Regional do projeto, que será realizado no próximo dia 22, em Feira Nova, haverá uma arrecadação de alimentos a serem doados a famílias vulneráveis do município-sede.

O Projeto Jovens Empreendedores reafirma o compromisso da Giral com a inclusão e a cidadania, capacitando jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas para serem agentes de transformação social. A rede de solidariedade criada pelo projeto destaca o poder de ações colaborativas em prol do bem comum, impactando positivamente a vida de diversas pessoas e inspirando novas formas de empreender com propósito e responsabilidade. A iniciativa realizada pela Giral, conta com o patrocínio do BTG Pactual, TOO Seguros, Daniel Advogados, Perfect Automotive e Inter-American Foundation (IAF).

O que está buscando?

Search

Últimas Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Giral realiza processos que corroboram com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. Entre eles, destacam nas ações da instituição, os compromissos com os objetivos: