No último dia 18, a Giral recebeu a visita de 35 organizações financiadas pela Interamerican Foundation (IAF) no Brasil. A instituição internacional é uma das patrocinadoras do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores da Giral. No momento, além de conhecer a sede da organização, os visitantes conversaram com os jovens empreendedores e conheceram empreendimentos apoiados pela organização na área rural de Pombos.
A recepção da comitiva da IAF aconteceu já na calçada da ONG no Bairro Santa Felicidade. Faltou espaço para tanta gente que veio dar boas-vindas aos donatários que chegaram em dois ônibus fretados, vindos do encontro nacional de donatários da IAF no Brasil. Antes de conhecerem a infraestrutura da sede da Giral – acompanhados pelo anfitrião e presidente da ONG, Leonildo Moura – todos tiveram momentos de descontração e muito riso no Espaço Casacupo, a maioria assistindo pela primeira vez a um Teatro de Bonecos, apresentando pela Mestra mamulengueira Cida Lopes.
A Orquestra Meninas e Meninos da Alegria, financiada pela BB Seguros, também se apresentou no auditório, provocando muitos aplausos. O encontro da IAF com a Giral terminou na Comunidade de Mocós (na Zona Rural do município de Pombos). A comitiva foi conhecer de perto as histórias de adolescentes e jovens que se destacam pela iniciativa de empreendedorismo na agricultura familiar, ovinocultura, apicultura, psicultura, produção de bolos, tortas, artesanatos e até aulas de música e canto.
Para David Fleischer – representante da IAF no Brasil e Uruguai – a iniciativa de trazer os donatários para conhecerem a Giral foi proporcionar um intercâmbio e troca de experiências positivas. “Todas as vezes que venho aqui, encontro pessoas fazendo coisas novas, sempre muito bem capacitadas e que melhoram as condições de vida de outras pessoas. O fato da Giral está proporcionando oportunidades – para mim – isso é o que realmente vale o apoio que a gente dá”, destacou David, cuja opinião é compartilhada por Juliana Menucci, que trabalha no apoio da IAF no Brasil a partir de sua atuação junto à sociedade civil organizada em Pernambuco. “Ainda me surpreendo com a capacidade gerenciadora de recursos na ampliação da sua infraestrutura de atendimento”, arrematou.
Entre os jovens empreendedores, os visitantes conheceram o adolescente Pedro Henrique, de 16 anos, morador do município de Feira Nova. “Eu entrei na Giral em busca de conhecimento e aprendi muito nas aulas que tive, porque até então, tudo que eu fazia era sonhar em investir no meu empreendimento digital vendendo produtos esportivos. Hoje, com a experiência que adquiri estou abrindo a loja física no terraço de minha casa”, comenta. Ele é um dos 150 alunos do Programa de Formação de Adolescentes e Jovens Empreendedores realizado pela Giral.
Outra jovem que fez questão de revelar sua mudança de vida dentro do Curso de Empreendedorismo foi Janielle Pascoal. Ela trabalha com agricultura familiar no Sítio Santo Agostinho (Zona Rural de zona rural de Feira Nova) e dedica-se ao cultivo de produtos orgânicos, os quais abastecem feiras agroecológicas na região e ainda são vendidos através de sua empresa de delivery. Tudo isso graças ao apoio financeiro da Giral na ordem de R$2.400,00 destinados a cada aluno que apresentou seu projeto de negócio e foi aprovado por uma banca examinadora.